Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

Pratique estas 5 habilidades de inteligência relacional e se torne um grande líder

Apenas CINCO habilidades bastam para se tornar um grande líder nos negócios e adquirir inteligência relacional. Confira aqui quais são elas.

Publicado

em

Para que seja possível se tornar um bom líder, alguns hábitos precisam ser abandonados. Grandes líderes são ótimos no que dispõem a fazer. Eles, que são bem-sucedidos em tudo, também precisam definir sua visão de negócios e direcionar algumas metas críticas, criando culturas saudáveis de inovação e criatividade, e capacitando cada vez mais pessoas para o desempenho de tarefas.

Grandes líderes inspiram e motivam pessoas através da sua paixão, entusiasmo e energia direcionados ao que fazem. Mesmo que todas as áreas estejam a desempenhar um determinado papel crítico na administração de um negócio que gera grandes lucros, o fator determinante para que seja decretado o sucesso de um líder é sua capacidade de construir relacionamentos saudáveis e fortes.

Esses líderes mantêm isso em sua essência e estão sempre praticando as cinco habilidades que são essenciais para a inteligência relacional. Confira quais são elas a seguir.

INTELIGÊNCIA RELACIONAL

A inteligência relacional está diretamente ligada aos relacionamentos que construímos, à capacidade de se conectar com o sucesso e construir relacionamento saudáveis, fortes e duradouros. É esse conjunto essencial de habilidades que hoje em dia os líderes precisam ter como ferramenta que serve como base para criar outras culturas de relação.

Quando essa cultura é posta em prática, a inteligência relacional concede espaço para que outros líderes estejam se comunicando de maneira direta com os funcionários de diferentes categorias, culturas e experiências, o que também ajuda a entender e participar de diferentes interesses.

Para que seja possível construir relacionamentos saudáveis com clientes e funcionários, o líder deve agir de forma autêntica e intencional, pretendendo sempre conectar-se com os outros de forma espontânea.

CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS COMERCIAIS POSITIVOS

1. Estabelecer relacionamentos

É a capacidade de usar suas energias a fim de criar novas conexões positivas com os outros. Para os negócios, esse relacionamento começa com o recrutamento, a contratação e a integração de talentos, afetando também os estágios iniciais para a formação de equipe.

  • Usando o humor para baixar a tensão no ambiente;
  • Utilizando linguagens não-verbais (contato visual, por exemplo);
  • Integrar outras pessoas na conversa;
  • Causando uma boa primeira impressão.

2. Ser compreensivo

Dedique tempo e esforços para desenvolver a habilidade da escuta ativa, demonstrando curiosidade sobre o que os outros fazem, e seja simpático. A compreensão é um caminho para que relações mais leves sejam criadas.

3. Acolhendo diferenças

Essa é a capacidade de reconhecer, aceitar e compreender que cada um vem de diferentes origens e culturas, e cada um possui a sua experiência. É acolher pessoas que pensam, se comportam e agem diferente de você.

4. Desenvolvendo a confiança

A confiança é uma habilidade fundamental para a inteligência relacional. Para que seja possível confiar em outras pessoas, será necessário primeiro entender a si próprio. Quando a confiança é desenvolvida nas organizações, os níveis de comprometimento, desempenho e eficácia ficam ainda mais fortes.

5. Cultivando a influência

Gere um impacto positivo na vida dos outros para que a experiência de ter conhecido um líder que seja inesquecível. É o hábito de colocar as pessoas e suas culturas antes mesmo de pensar nos lucros, influenciando os seus funcionários a se tornarem versões cada vez melhores de si mesmos.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS