Automobilística
5 Hábitos que fazem você gastar mais gasolina do que deveria
Confira ações que todo mundo executa pensando que está economizando combustível. Porém, nestes casos, o gasto fica ainda maior.
Ao que parece os combustíveis não vão abaixar de preço tão cedo. Por isso, vale adotar estratégias para reduzir o máximo possível o consumo diário de gasolina e etanol.
- Conheça os novos horários de atendimento da Caixa Econômica Federal
- Governo avalia zerar imposto de importação do álcool: quanto ficaria o litro?
O problema é que alguns motoristas dotam medidas que tem efeito inverso. Na tentativa de economizar acabam gastando mais do que poderiam. Por isso, separamos algumas informações que podem poupar um bom dinheiro e diminuir a ida em postos de combustíveis.
Ações que podem gastar mais combustível do que o necessário:
1 – Calibrar os pneus quentes
Adotar o hábito de calibrar os pneus com frequência semanal realmente pode influenciar nos gastos. Andar com o veículo calibrado deixa o carro rodar com mais suavidade e exige menos do motor.
Segundo a empresa continental, a cada 3 psi abaixo do calibre indicado, o gasto aumenta 2%. Em efeitos práticos, é como se a cada 30 mil km rodados com pneu descalibrado, 55 litros fossem desperdiçados.
Porém, é preciso fazer a calibragem de maneira correta. Calibrar os pneus com eles quentes pode aumentar o consumo ao invés de diminuí-lo. O ar quente se expande e a calibragem fica abaixo do ideal. Por isso, sempre calibre os pneus com o carro frio.
2 – Dirigir na “banguela”
Você já deve ter ouvido alguém falar que dirigir na “banguela” ajuda a economizar. Bom, já passou da hora de acreditar nisso. Colocar o carro em ponto morto em uma descida não economiza nada de combustível. Em alguns casos pode até gastar mais.
Além disso, é possível danificar a transmissão do veículo ou causar um acidente grave. Ainda mais se prática for realizada em uma rodovia.
3 – Abastecer em promoções “milagrosas”
Aproveitar promoções de gasolina e etanol não tem nada de errado. Porém, já ouviu aquele velho ditado que diz: quando a esmola é muita o santo desconfia? Pois bem, abastecer em qualquer posto, sem ter noção da procedência, pode ser um erro.
Combustíveis adulterados danificam o motor do carro e ainda se consomem com uma velocidade maior. Ou seja, o barato realmente pode sair muito caro, neste caso.
4 – Desligar o ar-condicionado em estradas
O ar-condicionado realmente consome mais combustível que o normal. Contudo, nem sempre desligá-lo é sinal de economia. Especialmente em estradas, é possível que o gasto seja maior sem o ar.
Isso ocorre porque andar com os vidros abertos exige mais do carro. O ar que entra na cabine empurra o veículo para traz e o força a andar para frente. Ou seja, prefira o ar nas estradas.
5 – Andar na reserva
Deixar para a última hora o abastecimento só vai fazer você ir mais vezes aos postos de combustíveis. Quanto menos gasolina no tanque, mais o carro gasto. Isso ocorre porque quanto mais espaço houver, mais o combustível evapora.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho20 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%