Tecnologia
Adeus ao antigo: 5 profissões que desapareceram com o avanço da tecnologia
Confira as profissões que já foram indispensáveis para o funcionamento do mundo e que hoje foram substituídas por tecnologias.
Algumas profissões não existem mais, principalmente por conta do avanço da tecnologia, que substituiu muitos empregos. Elas não têm mais utilidade atualmente ou foram dispensadas por conta de novos equipamentos que dão conta do serviço.
A seguir, confira 5 profissões que foram extintas do mercado de trabalho.
Acendedor de lampiões
Até o final do século 19, as iluminações das ruas contavam com este emprego para funcionarem. O acendedor de lampiões, como o próprio nome já diz, era uma pessoa que tinha como função acender e apagar os lampiões para controlar a iluminação pública.
A função não faria mais sentido nos dias de hoje, visto que já existem postes elétricos que acendem suas luzes automaticamente conforme anoitece.
Telefonista
Essa profissão se caracterizava por intermediar ligações locais ou interurbanas. No final do século 20, mais especificamente entre os anos 1970 e 1980, o telefonista era um trabalhador essencial para comunicação. Às vezes, a espera ia de 5 a 10 minutos para que uma ligação fosse completada.
Datilógrafos
Os datilógrafos eram profissionais que escreviam cartas, documentos e textos pesados em máquinas de datilografia, equipamentos que se assemelham ao que conhecemos hoje como computador. Eles eram indispensáveis para bancos, escritórios, empresas de diversas áreas e estabelecimentos comerciais em geral.
Era uma profissão que demandava muita atenção de quem atuava nela, já que os textos redigidos eram sempre importantes.
Operador de mimeógrafo
Enquanto os datilógrafos digitavam os documentos, os operadores de mimeógrafo eram responsáveis por sua impressão. Esse trabalho foi substituído pela impressora, que exerce a função de forma muito mais prática. Além de documentos, o trabalhador também imprimia livros, provas, apostilas e qualquer texto solicitado.
Ator e atriz de rádio
Antes das televisões, as novelas eram transmitidas pelo rádio em um formato próprio. Para isso, contava-se com as excelentes vozes de atores e atrizes para interpretar os textos. Entre os anos 1940 e 1950, os atores e atrizes de rádio eram os grandes famosos da época.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Agronegócio8 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Finanças15 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer