Conecte-se conosco

Agronegócio

5 raízes comestíveis muito saudáveis para incluir na sua dieta

Saiba quais as principais propriedades de cada uma dessas raízes e porque elas não podem faltar na sua alimentação.

Publicado

em

A raiz é a parte da planta que atua fixando o vegetal e garantindo a absorção de nutrientes, como água e sais minerais. Alguns tipos de raízes, inclusive, são comestíveis e podem servir de alimento, já estão cheias de nutrientes vitais para o corpo, como vitaminas, magnésio e fibras.

Confira a lista que separamos com 5 raízes extremamente nutritivas, algumas delas, muito populares e conhecidas. 

  1. Beterraba

A beterraba é uma raiz ideal quando o assunto é desintoxicar e fornecer antioxidantes. Por essa razão, ela ajuda a controlar a pressão arterial, a fortalecer a imunidade, prevenir anemia e na manutenção dos músculos, pois conta com ácido fólico, vitamina A, vitamina C, manganês e potássio em sua composição.

Além disso, essa raiz comestível tem nutrientes únicos chamados betalaínas (que limpa o organismo), boro (que aumenta os hormônios sexuais) e triptofano (que dá a sensação de felicidade). 

  1. Rabanete

O rabanete é uma das raízes comestíveis mais altamente nutritivas, pois apresenta poucas calorias, e fornece uma série de nutrientes, como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, cobre e zinco. Além disso, o rabanete também contém fibras, vitamina C, tem ação desintoxicante e efeito diurético e prevenindo infecções no sistema urinário.

  1. Mandioca

A mandioca, macaxeira ou aipim é uma excelente fonte de minerais, como zinco, magnésio, manganês, cobre e ferro. Muito versátil e saborosa, pode ser consumida assada, frita ou cozida. 

  1. Cenoura

A cenoura é fonte de betacaroteno (antioxidante) e de vitamina A. Por isso, essa raiz comestível é considerada um dos alimentos mais benéficos para a saúde. Ademais, é rica também em fibras e potássio, sendo uma das raízes mais comuns na mesa dos brasileiros.

  1. Batata-doce

A queridinha das dietas fitness, contém vitamina A, vitamina C e antocianinas. Além disso, a batata-doce também é anti-inflamatória e pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS