Economia
5G: Anatel vai expandir sinal para mais municípios
Serão mais de 500 cidades atendidas.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que vai liberar a ativação do sinal de internet 5G para mais 506 municípios a partir de 5 de agosto. A partir dessa data, as operadoras com lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar o licenciamento e ativar o sinal.
A Anatel ressaltou que a liberação das faixas não significa a instalação automática das redes nesses municípios, já que isso dependerá do planejamento individual de cada operadora.
Com as novas autorizações, 19 estados terão todos os seus municípios aptos a receber o serviço de 5G. O sinal estará disponível em 4.808 municípios, abrangendo 197 milhões de pessoas, o que equivale a 92% da população do país.
Segundo a Anatel, os estados onde o sinal será liberado são: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
A Anatel alerta que o 5G pode causar interferências no sinal de TV aberta captado por antenas parabólicas, o que pode exigir adaptações para manter a qualidade da imagem.
5G
O 5G é a quinta geração de redes móveis de comunicação, sucedendo o 4G. Ele promete oferecer velocidades de conexão significativamente mais rápidas, menor latência (tempo de resposta da rede), e uma capacidade de conectar um número muito maior de dispositivos simultaneamente.
Essas melhorias possibilitam avanços em várias áreas, como a Internet das Coisas (IoT), veículos autônomos, realidade aumentada e virtual, além de proporcionar uma experiência de navegação na internet mais fluida e eficiente para os usuários.
O 5G utiliza frequências de espectro mais altas, o que permite maiores taxas de transmissão de dados, mas também requer uma infraestrutura mais densa de antenas para garantir uma cobertura ampla e consistente.
Anatel
A Anatel é o órgão regulador responsável por fiscalizar e regular o setor de telecomunicações no Brasil. Criada em 1997, a Anatel atua na gestão do espectro de radiofrequências, no controle de qualidade dos serviços, na proteção dos direitos dos consumidores e na promoção de um ambiente competitivo entre as operadoras de telecomunicações.
A agência também é responsável por conceder licenças de operação, estabelecer normas técnicas e regular aspectos como tarifas e contratos de serviço. Além disso, a Anatel tem um papel fundamental na implementação de novas tecnologias e na expansão do acesso à comunicação no país.
(Com Agência Brasil).

-
Tecnologia2 dias atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia8 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia2 dias atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política22 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana