Conecte-se conosco

Automobilística

6 formas de economizar e fazer seu pneu durar mais tempo

Conheça 6 cuidados especiais que você pode ter com os pneus do seu carro para aumentar sua durabilidade.

Publicado

em

Existem alguns cuidados especiais que você pode ter com os pneus do seu carro para aumentar sua durabilidade. Eles incluem alinhamento, balanceamento e outras atitudes mais simples que podem ser adotadas no dia a dia.

Mais do que aparência, cuidar do veículo passa pela segurança na direção. É notório que os pneus precisam de uma atenção especial, já que são a sustentação do carro. Só quem já passou um perrengue no meio da rua sabe, não é?

Geralmente, a troca do jogo completo é uma manutenção extremamente cara, por isso a importância de aumentar a vida útil dos pneus. Dessa forma, fique por dentro de alguns cuidados que você pode ter para evitar gastos elevados e fazê-los durar mais tempo.

1. Alinhamento e balanceamento

Além da calibragem, é ideal alinhar e balancear os pneus a cada 10 mil quilômetros ou seis meses. No caso de pancada seca em valetas ou buracos, é importante contar com um profissional de confiança para checar se está tudo bem.

Quando seu carro estiver balançando a mais de 100 km, também é fundamental fazer o balanceamento, já que ele irá assegurar que as rodas girem sem vibrações. Já o alinhamento ajusta os ângulos das rodas, o que garante uma direção mais defensiva e economiza combustível.

2. Calibragem dos pneus

É comum calibrarmos os pneus apenas quando vamos pegar estrada, né? Porém, é ideal checar a calibragem a cada 15 dias em condições normais de uso. A frequência deve estar de acordo com o que diz o manual de instruções de veículo, sempre considerando as condições do carro: vazio ou carregado.

É evidente que nas estradas os pneus esquentam mais, e por isso é recomendado colocar duas libras extras quando for sair da cidade. Existem dois erros mais comuns quando o assunto é calibragem:

  • Pneus com baixa pressão: leva ao desgaste acelerado por afetar a área de contato com o solo, além de ser irregular, reduzindo a durabilidade do equipamento e aumentando o consumo de combustível.
  • Pneus com alta pressão: leva ao desgaste acelerado, deixa o item mais suscetíveis a cortes e impactos, oferece menos conforto ao dirigir, reduz a durabilidade e aumenta o consumo de combustível.

Foto: Shutterstock

3. Rodízio de pneus

O rodízio é a troca dos pares dianteiros pelosos traseiros, processo que ajuda na compensação da diferença de desgaste e oferece mais durabilidade e resistência. Você deve fazer o rodízio de pneus periodicamente ou sempre que perceber desgastes na banda de rodagem.

Geralmente, os diagonais devem ser alternados a cada 5 mil km e os radiais a cada 8 mil km, ou de acordo com o tipo de pneu. Se perceber o desgaste irregular na banda de rodagem antes deste limite, é importante ir à oficina e solicitar o procedimento.

4. Dirigibilidade

A forma como você dirige também afeta a vida útil dos pneus. Evite frear de forma brusca, para também poupar os discos e pastilhas. Quando avistar um semáforo fechado, vá freando lentamente e sem pisar fundo no freio.

Quebra-molas ou lombadas e valetas também devem ser avistados com antecedência para não se frear em cima. De noite, a atenção deve ser redobrada com esses obstáculos.

Lembrando que o movimento repentino e agressivo do andar e parar com o carro também reduz o tempo de vida dos pneus.

Fonte: Capitalist

5. Peso excessivo

A sobrecarga dentro do carro exige um esforço maior dos pneus. Isso também compromete outras estruturas, como a suspensão do veículo.

Dessa forma, nunca exceda o limite de peso permitido, que pode ser consultado no manual do automóvel. Caso vá viajar com muitos passageiros e malas, calibre os pneus com um peso extra. Geralmente, ao lado da porta existe uma etiqueta com a tabela das libras recomendadas para casa caso: vazio ou carregado.

Fonte: Capitalist

6. Estado dos pneus

Por fim, se os pneus estiverem muito gastos, providencie quanto antes um novo jogo para seu carro. O limite de desgaste é TWI (1,6 mm), então não deixe ultrapassar. O fabricante escolhido dependerá da sua necessidade e gosto, mas opte por marcas mais famosas.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS