Economia
70% dos idosos veem a aposentadoria como insuficiente: o que está acontecendo?
Serasa revelou as principais preocupações da terceira idade em relação ao dinheiro da aposentadoria.
Uma pesquisa recente feita pela Serasa revelou uma preocupação dos idosos com relação ao seu futuro financeiro. De acordo com os resultados, sete em cada dez idosos brasileiros expressam insatisfação em relação à sua aposentadoria, considerando o valor recebido insuficiente para garantir uma vida confortável.
Além disso, o levantamento apontou que 58% dos idosos pesquisados reconhecem não terem conseguido planejar adequadamente suas finanças para a fase da melhor idade. Isso reafirma a necessidade da educação financeira.
Pesquisa revela dados preocupantes
Outro dado alarmante é que um terço dos entrevistados com mais de 60 anos está recorrendo às economias acumuladas ao longo da vida para atender às suas necessidades básicas. Isso demonstra a falta de segurança financeira enfrentada por muitos idosos.
A pesquisa ainda revelou que 49% dos idosos entrevistados têm como principal preocupação financeira os gastos com saúde. Isso fica atrás apenas dos gastos com alimentação, considerados relevantes por 69% dos participantes.
O levantamento envolveu 1.649 idosos, que responderam a um questionário virtual contendo 40 perguntas. A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 26 de setembro, com uma confiabilidade de 95% e uma margem de erro de 2,4 pontos percentuais.
A importância da educação financeira
A educação financeira é uma ferramenta essencial para preparar as pessoas para a aposentadoria, de modo que possam garantir uma estabilidade financeira na terceira idade.
Porém, apesar do maior acesso à informação financeira, muitos dos adultos mais jovens ainda têm dúvidas sobre a compreensão e a disciplina necessárias para assegurar a segurança financeira na terceira idade. Fernando Gambaro, diretor da Serasa, enfatiza que a mudança na educação financeira deve ser profunda.
Gambaro também observa que o Brasil está em um importante momento, em que a educação financeira das famílias está em destaque. Por exemplo, iniciativas, como o programa “Desenrola”, estão ganhando cada vez mais visibilidade na mídia, demonstrando a urgência de abordar questões financeiras de forma mais ampla e eficaz.
Porém, ainda existe um desafio significativo a ser superado para garantir que a população idosa desfrute de uma vida financeira mais segura e estável.

-
Mundo2 dias atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Agronegócio21 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Investimentos2 dias atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Finanças1 dia atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Bancos15 horas atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Economia2 dias atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI2 dias atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer
-
Economia1 dia atrás
Em que posição o Brasil está na lista global de milionários? E na de desigualdade?