Conecte-se conosco

Economia

70% dos trabalhadores dizem NÃO ao fim do saque-aniversário, revela pesquisa

Apesar das críticas, muitos veem benefícios na opção de saque-aniversário; entenda os motivos.

Publicado

em

Introduzido pelo Governo Federal, o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) permite que os trabalhadores acessem parte de seus fundos antes do tempo.

Apesar das críticas, principalmente porque quem opta por essa modalidade perde o acesso ao seguro-desemprego em caso de demissão sem justa causa, muitos veem benefícios nessa opção.

A preferência pela modalidade

Recentemente, pesquisas realizadas com clientes da Zetta e da ABBC, ambas organizações voltadas para serviços financeiros digitais, revelaram que a grande maioria, cerca de 70% dos trabalhadores beneficiados pelo saque-aniversário, não quer o término desse benefício.

Com cerca de 6,5 mil trabalhadores ouvidos, a preferência pela manutenção da modalidade é clara, destacando o desejo de usar o dinheiro do FGTS de maneira flexível, em vez de deixá-lo parado.

Liberdade de uso e empréstimos

Os estudos apontaram ainda que mais de 80% dos entrevistados valorizam a liberdade de usar os valores do FGTS como bem entenderem. Quanto aos empréstimos que têm o saque-aniversário como garantia, aproximadamente 90% consideram essa opção um atrativo relevante.

Impacto nos objetivos financeiros

Entre os que fizeram empréstimos antecipando o saque-aniversário, 54% afirmaram que o dinheiro foi crucial para alcançar seus objetivos financeiros. Esse recurso foi usado principalmente para quitar dívidas de contas básicas, como água e luz, por 45% dos entrevistados.

Notavelmente, 85% desses clientes estavam com o nome sujo e viram no saque-aniversário uma linha de crédito viável, graças às taxas mais baixas comparadas a outras opções de empréstimo.

Perspectivas futuras

A pesquisa ainda mostra que 70% dos participantes não sentem o empréstimo como um peso no orçamento mensal e 86% consideram solicitar essa modalidade de crédito novamente.

Surpreendentemente, 47% desconheciam a discussão sobre o possível fim do saque-aniversário. Desses informados durante a pesquisa, 59% se manifestaram contrários à ideia de extinguir a modalidade.

Com isso, as pesquisas revelam o quanto os trabalhadores valorizam a opção do saque-aniversário, utilizando-a não apenas como uma forma de acesso a recursos em tempos de necessidade, mas também como uma estratégia para melhorar a saúde financeira.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS