Saúde
Desvendando o mistério por trás da dieta de 80 vitaminas por dia de Glória Maria: Benefícios e riscos!
A jornalista Glória Maria suplementava 80 vitaminas por dia. Entenda os benefícios e os malefícios da suplementação artificial.
A jornalista Glória Maria morreu no dia 2 de fevereiro de 2023, em decorrência de um câncer de pulmão. Glória sempre chamou a atenção dos telespectadores por conta da sua jovialidade, e além de ser uma mulher que tinha pensamentos e reflexões atualizadas ao mundo, a estrela do jornalismo nacional era dona de uma pele fenomenal.
Recentemente, viralizou uma informação de que ela fazia uma dieta com suplementação de 80 vitaminas por dia. Será que essa dieta pode ser prejudicial?
Pesquisas informam que garantir que seu corpo absorva todos os nutrientes necessários é uma tarefa importantíssima. Porém, existe uma crença que todos devemos consumir o máximo possível de vitaminas e minerais, o que não passa de um mito.
Na verdade, existem perigos na absorção de vitaminas mais do que o necessário, já que isso pode prejudicar o funcionamento do seu corpo. É necessário buscar informações confiáveis com profissionais antes de ingerir qualquer substância de suplementação alimentar, mesmo que o medicamento não tenha receita.
Então, por que Glória Maria era permitida a tomar 80 vitaminas por dia?
No caso de Glória em particular, ela obteve acompanhamento médico para precisar tomar as 80 vitaminas. Por conta do câncer, ela tinha dificuldades em manter uma alimentação balanceada. Por isso precisou suplementar as vitaminas de forma artificial, sendo, neste caso, benéfico para sua saúde.
Dessa forma, o corpo é nutrido pelas vitaminas necessárias para o seu funcionamento. Em geral, cada paciente possui uma necessidade individual e precisa de uma avaliação médica e nutricional.
Problemas mais comuns em exagerar na ingestão de vitamínicos
A intoxicação é o problema mais comum, porque o exagero dos suplementos pode ocasionar distúrbios alimentares. Quando uma pessoa abusa no consumo de antioxidantes, o sistema imunológico pode ser suprimido, gerando diversas doenças.
Além disso, a ingestão excessiva de vitaminas sintéticas pode levar a intoxicação, o que piora o organismo em vez de melhorar.
Fonte: ShutterStock
Principais reações do corpo contra a alta ingestão de vitaminas sintéticas: fique atento!
- O excesso de vitamina C pode conduzir a efeitos adversos, como diarreia, ardor na garganta, dores de estômago, tontura, insônia, náuseas e vômito. Além disso, os rins podem ficar sobrecarregados, o que gera desconfortos ao urinar e desconforto na região da bexiga.
- O excesso de vitamina K tem risco maior, ocasionando problemas sérios, como trombose, pressão arterial alta e até mesmo hemorragia grave. Esse cuidado deve ser redobrado se o paciente tiver doenças crônicas, incluindo sistema cardiovascular frágil e histórico de hipertensão na família.
- No caso da vitamina A, que é lipossolúvel, costuma se acumular nas células, dificultando sua eliminação. Sendo assim, aumenta a toxicidade, levando a dor de cabeça, tremores, convulsões, pressão arterial alta, queda de cabelo, espinhas, doença hepática e até a depressão.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística21 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política12 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana