Conecte-se conosco

Finanças

9 dicas para melhorar a saúde das suas finanças pessoais

Acompanhar o orçamento é tão importante quanto construí-lo. Confira dicas para agilizar suas finanças pessoais.

Publicado

em

Finanças pessoais

Não existe hora certa para organizar suas finanças. Normalmente, as pessoas costumam se preocupar mais no início do ano em razão do acúmulo de gastos como IPTU, IPVA, matrículas em geral, entre outros. Contudo, as principais estratégias podem ser utilizadas em qualquer fase da vida. Confira algumas dicas a seguir. 

Tenha seu planejamento financeiro pessoal

Não é necessário que seja algo complexo, o importante é que você consiga visualizar os meses futuros do seu orçamento. Nesse caso, a principal chave é justamente ter antecedência para prever eventuais problemas. 

Renegocie suas dívidas

Dê um destino melhor para seu dinheiro e não fique sofrendo com altas taxas de juros. Experimente a portabilidade dos débitos e busque melhores condições de pagamento. 

Acompanhe seu orçamento

Não basta apenas planejar, é preciso acompanhar o seu orçamento para verificar a possibilidade de algumas adaptações. Além disso, é necessário atentar-se aos preços de alguns gastos importantes, como mercado, combustível, restaurante, entre outros. Todos esses itens podem fazer bastante diferença na soma final. 

Limpeza cíclica

Fazer uma limpeza cíclica significa eliminar algumas despesas que já não fazem mais sentido, como pacote de internet desatualizado, assinaturas sem usos, cartão de crédito com anuidade, entre outros.

Simplifique

Uma das maiores complicações no momento de estabelecer uma rotina com relação às finanças pessoais é deixar o processo simplificado. Portanto, evite compras parceladas e dívidas desnecessárias. 

Construa sua reserva de emergência

Surpresas e imprevistos acontecem. Nesse caso, é melhor ter uma reserva de emergência para lidar com esses momentos do que ter que solicitar empréstimos, afinal, as taxas de juros podem ser bem altas. 

Crie o hábito de salvar

Com o tempo, poupar vai se tornar um hábito. Assim, não será mais tão difícil separar uma quantia para determinada situação. 

Fale sobre o assunto

Compartilhe suas impressões com família e amigos. De preferência, faça com que seus familiares participem da organização. As finanças pessoais não podem ser tratadas como tabu.

Se conheça

O mercado está cheio de gatilhos psicológicos que nos fazem querer consumir. Saiba o que é realmente importante para avaliar a necessidade de comprometer sua renda com determinado gasto. 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS