Conecte-se conosco

Finanças

De olho nas finanças: veja indícios de que é necessário cuidar melhor do seu dinheiro

Organização financeira costuma ser uma das metas de início de ano. Reveja atos e prioridades.

Publicado

em

Finanças pessoais

Um novo ano começou e, com ele, vieram promessas de melhores condutas alimentares, profissionais, nos relacionamentos e, claro, nas finanças. Figurando em listas de metas, algumas permanecem ao longo de meses, outras já foram deixadas para trás. 

Seja qual for o seu objetivo para 2021, abrangendo dinheiro ou não, listamos alguns indícios de que é necessário ficar atento à sua vida financeira. Os sinais comprovam que há dificuldade em controlar o orçamento. Dessa forma, caso algumas condutas não sejam modificadas, o ano pode acabar mal, com sinal vermelho.

É importante começar pela fatura do cartão de crédito. Se você perde o controle das despesas e fica de mês em mês só pagando despesas, sem dar abertura para investimentos e outros hobbies, está mais que na hora de reavaliar o uso do produto. Procure utilizar o cartão de débito e, caso seja necessário, cancele a função crédito, pelo menos até se organizar e colocar tudo em ordem.

Outra coisa importante é avaliar para onde foi o seu 13º salário. Se o dinheiro do abono natalino caiu na conta e já foi embora, para pagar contas atrasadas, cobrir o cheque especial ou comprar presentes, tem algo errado. O recurso deve ser alocado para cobrir as despesas do início do ano, como a matrícula da escola, faculdade, academia e demais impostos (IPTU, IPVA, etc.). 

Além disso, se você recebeu o primeiro salário do ano e não deu nem para pagar as contas, a situação está crítica. O fato aponta que as despesas estão sobressaindo aos ganhos. Dessa forma, é importante elaborar ou rever o orçamento, redistribuindo as contas e cortando gastos desnecessários. Assim, o seu padrão de vida será adequado à realidade financeira.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS