Bancos
Banco Central poderá excluir os bancos do Open Finance
Uma alteração realizada pelo Banco Central, em março de 2022, permite que os bancos sejam dispensados da estrutura Open Finance.
Uma alteração realizada pelo Banco Central, em março de 2022, permite que os bancos sejam dispensados da estrutura Open Finance. A iniciativa tem como objetivo elevar a competitividade do sistema financeiro.
Veja também: Banco Central faz alteração na norma que pode dispensar os bancos do sistema financeiro
Depois da alteração, o Banco Central irá analisar caso a caso, a partir dos critérios de número e perfil dos clientes, uso de canais digitais e os serviços oferecidos.
A dispensa foi requisitada pelo setor financeiro, principalmente os bancos de atacado.
Para o Head de Operações da Belvo, Leandro Nobrega, a plataforma de APIs de Open Finance, a novidade não terá impacto no sucesso Open Finance.
“A dispensa de bancos, por meio de uma análise do Banco Central, não afeta o sucesso do Open Finance, pois, dependendo do tipo de clientes e serviços oferecidos daquela instituição, realmente não há a necessidade de uma obrigatoriedade de sua inclusão para atingir as metas e princípios definidos no Sistema Financeiro aberto.
Isso não quer dizer que essas instituições posteriormente não possam entrar de forma opcional, uma vez que elas poderão enxergar a viabilização de novos modelos de negócio por meio do Open Finance”, afirma.
O especialista explica quais serão as formas que o Open Banking irá influenciar de forma direta a vida das pessoas e dos negócios.
“O Open Finance vai influenciar na decisão financeira inteligente da sociedade, uma vez que as pessoas, com um clique e consentimento, conseguem centralizar os seus dados e ter uma visão mais fácil de qual produto financeiro é melhor para o contexto de vida de cada um.
Além disso, o Open Finance irá estimular empresas a fornecer produtos e serviços hiperespecializados, gerando como consequência a inclusão de desbancarizados e desfinanciados. É um mundo de oportunidades, principalmente para as empresas que buscam embarcar serviços financeiros nas suas soluções”, explica Leandro.

-
Bancos2 dias atrás
O que acontece com as contas bancárias após a morte do titular?
-
Tecnologia1 dia atrás
E-mail lotado? Aprenda a esvaziar o Gmail para não perder mensagens importantes
-
Finanças1 dia atrás
Posso deixar toda a herança para um único filho? Entenda as regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Aprenda a liberar espaço no WhatsApp sem perder informações valiosas
-
Agronegócio1 dia atrás
Esta é a melhor planta para criar uma cerca verde e sem gastar muito (e rápido!)
-
MEI2 dias atrás
MEI também pode se aposentar: descubra como garantir sua renda
-
Finanças2 dias atrás
O ChatGPT pode lhe ajudar a equilibrar as finanças; saiba como
-
Tecnologia23 horas atrás
Pesquisa propõe nova cor nos semáforos para orientar carros autônomos