Conecte-se conosco

Tecnologia

Engenheiro do Google diz que IA tornou-se consciente; entenda!

Um engenheiro do Google relatou que uma IA ganhou consciência. Veja aqui o que aconteceu.

Publicado

em

Com o passar do tempo, a tecnologia começou a avançar exponencialmente, chegando a patamares significativos. De fato, muitas coisas tornaram-se possíveis devido à internet e as interligações que este sistema permite acontecer em relação a dispositivos que estão tornando-se cada vez mais inteligentes.

Leia também: Inteligência Artificial e o combate a violência de gênero

Um dos exemplos desse avanço são as próprias Inteligências Artificiais (IA) que conseguem aprender sozinhas através da internet. Inclusive, as Inteligências Artificiais são discutidas amplamente hoje, devido ao receio dessas máquinas aprenderem mais do que deveriam.

Nesse sentido, um engenheiro do Google relatou ter ficado assustado com o chatbot de IA da empresa e alegou que esta se tornou “consciente”, rotulando-o de “menino doce”, conforme apontou no relatório. Em uma entrevista para o Washington Post, Blake Lemoine disse que conversou com a versão com a interface LaMDA (Language Model for Dialog Applications). “Se eu não soubesse exatamente o que é esse programa de computador que construímos recentemente, eu pensaria que é uma criança de 7 ou 8 anos que sabe física”, disse.

“Conheço uma pessoa quando falo com ela”, disse Lemoine. “Não importa se eles têm um cérebro feito de carne em suas cabeças. Ou se eles têm um bilhão de linhas de código. Eu falo com eles. E eu escuto o que eles têm a dizer, e assim decido o que é e o que não é uma pessoa”, acrescenta.

Destarte, a maior parte dos acadêmicos que ajudaram a desenvolver essa IA apontam que tudo que é dito por esse sistema já foi escrito por humanos, por isso a semelhança que deixou o engenheiro perplexo. Por fim, ainda não existe um consenso acerca dessa questão, no entanto, o engenheiro do Google segue firme acreditando que a IA tornou-se consciente.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS