Conecte-se conosco

Finanças

Chega a 2,78 milhões o número na fila de espera do Auxílio Brasil

Hoje, o Auxílio Brasil é o programa que mais tem beneficiários no país. Confira a matéria para saber mais!

Publicado

em

O Auxílio Brasil foi criado em novembro de 2021, com o objetivo de substituir o Bolsa Família. Atualmente, já conta com 18,15 milhões de famílias que recebem, pelo menos, R$ 400 mensais. Desde janeiro deste ano, o Ministério da Cidadania esteve selecionando famílias em vulnerabilidade social, que estavam na fila de espera para receber o benefício, inclusive, já aprovou mais de 4,1 milhões famílias só neste período.

Veja também: Auxílio Brasil: Veja calendário e formas de aumentar o valor

Hoje, o Auxílio Brasil é o programa que mais tem beneficiários no país. E de acordo com dados do próprio governo, a fila de espera havia acabado, com todos os brasileiros que necessitavam sendo incluídos no programa.

Porém, de acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, quase 3 milhões de pessoas esperam hoje pela aprovação do auxílio. E além disso, a Rede Brasileira de Renda Básica, afirma que existe uma fila para entrar na fila de espera, o que deixa a situação ainda pior.

Isso porque, muitas pessoas nem sequer conseguem realizar o Cadastro Único, que é a porta de entrada para o Auxílio Brasil. Em maio, a fila de espera do benefício contava com 1,307 milhão de famílias, e com a chegada de junho, este número aumentou para 2,788 milhões, ou seja, um crescimento de 116% no número de famílias necessitadas.

O Ministério da Cidadania só divulgou que, entre abril e maio, o número de famílias beneficiadas pelo programa cresceu de 18.063,021 para 18.119,192, mas não revelou o número exato de pessoas que ainda aguardam a aprovação.

Então, famílias que necessitam do recebimento do Auxílio Brasil, precisam esperar na fila até que possam entrar para o programa, mesmo com a inscrição no CadÚnico sendo feita. Isso deve-se ao limite de orçamento destinado ao auxílio, além do número de famílias inscritas e os benefícios oferecidos por cada município.

O prazo de espera para esta aprovação não é divulgado, e não é possível estimar um prazo pois a demora depende de diversos fatores.

Quem tem direito ao Auxílio Brasil, são famílias em extrema pobreza ou pobreza, que tenham renda per capta de no máximo R$ 210, que devem estar inscritas o CadÚnico.

Além disso, algumas outras exigências são feitas para quem recebe o auxílio, que são:

  • consultas pré-natal em dia (em caso de gestantes);
  • participação de atividades de aleitamento materno e alimentação saudável (em caso de mães que amamentam);
  • carteira de vacinação das crianças em dia;
  • acompanhamento de saúde em dia, em caso de mulheres;
  • frequência mínima de 85% na escola para crianças, e 75% para adolescentes.

Para saber se foi aprovado ou não, basta consultar o aplicativo do Auxílio Brasil, e ainda, a família aprovada receberá uma carta com orientações do programa.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS