Empresas
Google e Wikipédia fazem acordo comercial: entenda
Nos dias atuais, a Wikipedia é um dos sites mais visitados no mundo, de uso gratuito e atualizado pelos seus voluntários. Confira!
O Google irá começar a pagar a Wikipédia para que a plataforma ofereça uma versão aprimorada de seus serviços. O acordo foi fechado durante o aumento crescente na tendência de acordos comerciais do Google com outras empresas do ramo.
Leia mais: Google anuncia iniciativas relacionadas à sustentabilidade: confira!
A Fundação Wikimedia, que é uma organização beneficente que realiza a supervisão da enciclopédia online, revelou que o Google foi o seu primeiro cliente a pagar sua empresa comercial Wikimedia Enterprise.
O serviço permanecerá sendo oferecido de maneira gratuita na Internet Archive, que é uma organização sem fins lucrativos que faz a gestão do Wayback Machine, que faz o salvamento periódico de capturas de sites e é usado para consertar links da Wikipédia.
“Estamos muito satisfeitos por trabalhar com nossos parceiros de longa data”, disse Lane Becker, da Wikimedia, em comunicado na terça-feira. O texto não revelou o valor do contrato com o Google.
Nos dias atuais, a Wikipédia é um dos sites mais visitados no mundo, de uso gratuito e atualizado pelos seus voluntários que dependem de doações para conseguirem se manter ativos.
A Wikimedia afirma que o seu mais novo produto disponibiliza aos seus clientes um “feed de atualizações de conteúdo em tempo real dos projetos da Wikimedia”, que transcende o que está disponível ao público.
O serviço foi “projetado para tornar mais fácil para essas entidades embalar e compartilhar conteúdo da Wikimedia”, afirmou a nota.
A Wikipédia já havia sido financiada pelo Google por meio de doações e outros subsídios em tempos passados, entretanto, o novo acordo oficializou o relacionamento comercial entre as partes.
O Google já teve problemas com outros sites e já tentou criar uma plataforma que iria concorrer com a Wikipédia chamada Knol, porém a plataforma não vingou.
Entretanto, a empresa alterou o seu destino nos últimos anos e está cada dia mais próxima de fechar acordos, especialmente com empresas de mídia.
Na última terça-feira, o Google e os reguladores franceses encerraram a disputa que já durava alguns anos ao definirem um marco para que a empresa norte-americana pague os veículos de comunicação por seus conteúdos.
O Google admitiu que fechou acordos com inúmeros veículos de comunicação da Europa, inclusive com a Agence France-Presse.

-
Tecnologia11 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Tecnologia2 dias atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Política1 dia atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Tecnologia21 horas atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências