Economia
Golpe envolvendo a regularização de CPF está circulando pela internet
A Receita Federal está alertando para o golpe do CPF onde uma mensagem é enviada por mensagens no WhatsApp, e-mail ou SMS.
A Receita Federal está alertando o golpe, onde uma mensagem é enviada por mensagens no WhatsApp, e-mail ou SMS alegando que a vítima tem alguma irregularidade no CPF, e junto a mensagem, é disponibilizado um link, que cobra uma taxa para efetuar a regularização.
Veja também: Golpe do Comprovante do PIX, veja como evitar
Porém, tudo isso não passa de um golpe. Há diversos registros onde as pessoas efetuaram o pagamento da taxa, e quando foram conferir na Receita Federal, não havia débito algum, ou até tinham multas por declaração atrasada, mas o valor pago não tinha feito diferença alguma.
Os valores variam de pessoa para pessoa, houve vítimas que desembolsaram R$ 170 por taxas de retificação a mais que deveriam pagar, outras pagaram R$ 275 para fazer a regulação.
Não caia nesse golpe! Não é preciso pagar nenhuma taxa para regularizar o CPF, o processo é feito pelo site oficial da Receita Federal. E fique atento aos alertas que você recebe, pois a Receita não envia links nas mensagens.
Segundo o órgão, para fazer esta regularização, é só entrar no site e ir na opção “Meu CPF”. Ali estarão disponíveis todas as orientações para corrigir o problema.
Na mensagem, os golpistas se identificam com o termo IRPF, utilizando também as mesmas cores da Receita Federal, bem como da bandeira nacional.
Muitas pessoas acreditam se tratar ser o órgão oficial, pois são muitos detalhes semelhantes. Mas fique atento a qualquer mensagem do tipo, e caso tenha alguma dúvida, entre no site oficial antes de tomar qualquer medida.

-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta: vírus em jogos de celular rouba dados e faz transferências via Pix
-
Política3 horas atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Carreira2 dias atrás
Esses 5 erros estão sabotando seu progresso no inglês
-
Agronegócio1 dia atrás
Esses 5 deslizes estão matando sua horta — aprenda a corrigi-los
-
Cotidiano1 dia atrás
Mais de 5 milhões de títulos eleitorais são cancelados; veja como regularizar
-
Tecnologia10 horas atrás
Função pouco conhecida do Google Maps permite ver sua rua há anos atrás
-
Empresas1 dia atrás
Wilson Sons, Equatorial e Mater Dei anunciam dividendos
-
Política1 dia atrás
CCJ do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo