Agronegócio
Você sabia que os cogumelos se comunicam?
Saiba mais sobre como esse ser vivo é capaz de se comunicar com outros da mesma espécie.
Cogumelos são seres pertencentes ao Reino Fungi, que exibem ampla variedade de formas, tamanhos e cores. Fungos, portanto, que em geral, possuem corpo frutífero composto por uma base. São seres por demais curiosos. Alguns, inclusive, servem para consumo humano. Mas, cuidado! Existem espécies apropriadas para isso, visto que determinados cogumelos podem causar alucinações, e outros, são extremamente tóxicos.
Recentemente, cientistas descobriram que esses seres vivos apresentam a capacidade de se comunicar uns com os outros. Isso mesmo! Você não tomou chá de cogumelos! Acredite, esses fungos “conversam” por meio de impulsos elétricos.
E essa comunicação entre os cogumelos, intitulada rede de micélio, conta com cinquenta tipos diferentes de impulsos, o que equivale a um vocabulário composto de cinquenta palavras. Para os pesquisadores, esses micélios funcionam como neurônios, células do sistema nervoso, responsáveis por transmitir impulsos ao cérebro, que apresentam a capacidade de estabelecer conexões ao receber estímulos do ambiente externo ou do próprio organismo.
Não obstante, os cientistas fizeram testes com diferentes espécies de fungos, a fim de descobrirem se a “linguagem” utilizada era a mesma para todos. Ao final, concluíram que não, visto haver mudanças nos picos de eletricidade e combinações variadas de pulsos de alta e baixa frequência emitidos pelos cogumelos.
Dessa forma, é possível dizer que estes fungos possuem um vocabulário que funciona de maneira análoga aos usados pelos humanos, o que se mostra incrível. Contudo, ainda há necessidade que se proceda a realização de mais pesquisas, vez que há muito o que se descobrir sobre as curiosidades que rondam o mundo destes seres vivos.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia15 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política18 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira