Conecte-se conosco

Agronegócio

Pedras no fundo dos vasos: coloque sempre!

Entenda por que as pedras são importantes para o bom desenvolvimento da sua plantinha.

Publicado

em

Você já parou para pensar que até mesmo as pedras têm sua importância? No cultivo, inclusive, elas são indispensáveis, vez que, possuem funções essenciais para auxiliar o bom desenvolvimento das plantas. Por isso, se você pretende cultivar uma verdinha em casa, saiba que não é aconselhável deixar de colocar pedras no fundo do vaso e a gente te explica porque.

Para começar, saiba que as pedras contribuem para a boa drenagem da água, facilitando o seu escoamento, de modo que a terra não fique encharcada. A água que fica presa no vaso gera umidade excessiva, o que contribui para maior ocorrência de fungos e bactérias. Como consequência, tem-se, ainda, o apodrecimento das raízes, que acaba por culminar em danos irreparáveis à planta.

A quantidade de plantas que morrem por excesso de água causados por vasos sem escoamento adequado, é muito maior do que as que morrem em virtude de falta de rega. Por isso, se você cultiva plantas em vasos sem colocar pedras no fundo, remova-as do recipiente e coloque essa dica em pratica já!

Não tente “consertar” o problema regando pouco a sua plantinha. Um substrato composto unicamente por terra, sem pedras ou areia, tende a ficar mais compacto, e independente de molhar muito ou pouco, as raízes vão ter dificuldades para absorver nutrientes. É evidente.

Então, se você quer proporcionar condições favoráveis para que sua verdinha cresça forte e saudável, faça o replantio em um vaso furado e com pedriscos no fundo. Se possível, utilize também a manta de drenagem, que deve ser colocada por cima da camada de pedras. Você pode substituir esta manta por qualquer tecido poroso, de preferência de composição sintética. Somente depois disso, coloque o substrato.

Você também pode substituir as pedras por argila expandida. A argila tem a mesma função, contudo, por ser consideravelmente mais leve, é capaz de manter a umidade da terra por mais tempo. Cuidados básicos, paciência e amor são indispensáveis para o bom desenvolvimento das plantas.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS