Economia
Ibovespa inicia a semana em alta
Anuncio da farmacêutica AstraZeneca sobre a retomada da fase três de testes da vacina contra o coronavírus no Reino Unidos anima os investidores
O índice acionário doméstico começa a semana em alta, refletindo a notícia de retomada dos testes da vacina contra o Covid-19. Às 10h14, o Ibovespa registrava alta de 0,72%, aos 99.074 pontos. O vaivém verificado na semana passada por dúvidas sobre o ritmo da recuperação da economia no mundo ainda não se dissipou, assim como as incertezas sobre o preço dos ativos. Diante dessas incertezas, os investidores apostam em mais uma semana de volatilidade nos negócios.
O anuncio da farmacêutica AstraZeneca sobre a retomada da fase três de testes da vacina contra o coronavírus no Reino Unidos anima os investidores. Na semana passada, os testes foram suspensos após um participante apresentar reações adversas. Além disso, a Pfizer informou que a vacina que está sendo desenvolvida em parceria com a BioNTech da Alemanha pode estar disponível para distribuição nos EUA até o final do ano.
Logo cedo, o Banco Central informou que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) subiu, pelo terceiro mês consecutivo, 2,15% em julho, ante junho. No ano, a queda é de 4,89%.
Os economistas do mercado financeiro elevaram, pela quinta semana consecutiva, a estimativa de inflação de 2020 de 1,78% para 1,94%, segundo o Boletim Focus. Para 2021, a estimativa passou de 3% para 3,01%. Para o Produto Interno Bruto (PIB), a estimativa de queda melhorou, passou de 5,31% para 5,11%. Para a Selic, a previsão é de manutenção até o final do ano e, para 2021, recuou de 2,88% para 2,50%.
As reformas estruturais e as preocupações com a questão fiscal seguem no radar dos investidores e essas dúvidas devem continuar impedindo uma melhor valorização das ações. Ao longo da semana serão divulgados indicadores de economia aqui e lá fora que podem ditar o ritmo dos negócios.
Além disso, os Banco Centrais do Brasil, dos Estados Unidos (Federal Reserve), do Japão (BoJ) e da Inglaterra (BoE) vão anunciar as medidas de política monetária para os seus países. Mas do que a decisão em si, os investidores estarão atentos ao comunicado que essas instituições divulgam logo após a decisão.
Do lado corporativo, a Ser Educacional anunciou no final de semana a compra dos ativos da Laureate no Brasil por cerca de R$ 4 bilhões. Com a aquisição, o número de estudantes da Ser vai mais que dobrar.
No campo político-econômico, o mercado vai ficar atento a decisão do governo de incluir na Constituição os princípios do Renda Brasil, que substituirá o Bolsa Família.
Nos EUA, os futuros operam em alta, após a notícia de que a Oracle superou a Microsoft e deve levar as operações do TikTok. A operação ainda precisa da aprovação das autoridades norte-americanas e chinesas.
Em Nova York, o índice futuro do Dow Jones registra alta de 0,81%, aos 27.718 pontos.

-
Finanças10 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Finanças1 dia atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Agronegócio14 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Moedas2 dias atrás
Moedas de 1 real do centenário de JK são um tesouro para colecionadores
-
Mundo2 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Automobilística2 dias atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Investimentos1 dia atrás
Antes de comprar uma casa, veja 6 aspectos essenciais que você deve avaliar
-
Empresas1 dia atrás
Banco BS2 compra participação na fintech mineira Paag