Empresas
“Home Based”: mercado de franquias se recupera com aumento de 8%
Essa opção de investimento está sendo mais procurada em relação ao ano anterior (2020) pelos benefícios que o formato proporciona.
A crise sanitária mundial ocasionou uma mudança nos padrões de consumo das pessoas. Agora acostumadas a permanecer perto de suas famílias, muitos profissionais não estão inclinados a voltar para um estilo de vida “tóxico” que não oferece qualidade de vida e tempo livre, aponta Daniela Albuquerque, da Templum Franchising.
Veja também: Franquia de cosméticos que pode ser montada em qualquer lugar
Nesse cenário em que o mundo está se recuperando, as atividades estão voltando “ao normal” aos poucos, com isso, mercado investimento em franquias cresce já no primeiro trimestre, 8% no Brasil.
Essa opção de investimento está sendo mais procurada em relação ao ano anterior (2020), pelos benefícios que o formato proporciona. Essas vantagens vão desde uma mudança significativa no estilo de vida como uma forma de empreender muito mais segura e acessível.
Os setores, que apontaram mais crescimento, segundo o relatório de desempenho da ABF (Associação Brasileira de Franchising), foram os de Moda, com aumento de 11,4%, Oferta de Serviços, alcançando maior valor, 12,8%, e por fim o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, com 8,7%.
Contudo, é preciso ter cuidado na escolha do segmento que deseja adentrar, alguns pontos devem ser analisados, como a reputação da franqueadora. Daniela Albuquerque orienta: “Sites como Reclame Aqui, Glassdor, reputação do Google e redes sociais são bons canais para essa análise”.
Além disso, outros fatores também são importantes, como valor inicial de investimento, tempo de retorno, rentabilidade mensal, assistência, plano de marketing, segurança de dados e facilidade no suporte e comunicação com a franqueadora.
A modalidade de “Home Based” cresceu muito em 2022, o formato tem como ponto chave a atuação no mercado sem sair de casa. Muitas franqueadoras mantêm este formato e a tendência é que ele cresça cada vez mais no país.
Se você está interessado em investir, vale a pena se manter informado através da ABF, canal que divulga dados sobre o setor. Outra forma de entender mais é olhar a Lei de Franquia Empresarial nº 13.996 de 2019.

-
Bancos2 dias atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia23 horas atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia9 horas atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate