Finanças
Moradores de rua tem maior dificuldade em se cadastrar no CadÚnico
Conforme pesquisas, 50% das pessoas que se encontram em situação de rua no Brasil não possuem suas inscrições realizadas no Cadastro Único.
Conforme uma pesquisa que foi feita pela Universidade Federal de Minas Gerais, 50% das pessoas que se encontram em situação de rua no Brasil não possuem suas inscrições realizadas no Cadastro Único, ferramenta do Governo Federal.
Contudo, também não recebem nenhum dos benefícios sociais disponibilizados. Foi mostrada a situação de uma mulher, chamada Ana Rocha da Silva que tem muito interesse em conseguir realizar seu registro na ferramenta, pois somente quem possui seu cadastro realizado nela é que tem acesso ao recebimento dos benefícios sociais.
“Hoje em dia quem me ajuda é meu filho e a minha filha, porque desde que chegou a pandemia que eu não consigo encontrar emprego, e o pior de tudo é que não consigo emprego porque já tenho 62 anos”, disse Ana Rocha a reportagem.
Por conta da não inscrição no CadÚnico das pessoas, não só quem está em situação de rua, muitos brasileiros acabam “não existindo” para as estatísticas do Governo Federal.
As pessoas que estão em situação de vulnerabilidade acabam sendo as maiores afetadas nisso, pois como já dissemos, é preciso estar inscrito no CadÚnico para conseguir receber os benefícios do governo.
Um dos grandes causadores dessa falta de registro no Cadastro Único é a falta de documentos, o que tem atingido de um modo geral as pessoas em situação de rua.
Conforme informações que foram levantadas pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas, em março de 2020, logo no início da pandemia três a cada dez pessoas não tinham sua inscrição no Cadastro Único realizadas. Já para o ano seguinte, em dezembro, a situação se tornou ainda pior, sendo cinco para cada dez entrevistados em situação de rua que não tinham o cadastro único ativo.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp