Conecte-se conosco

Política

Eleições 2022: candidatos à presidência declaram patrimônios milionários

Os candidatos do pleito de 2022, mais especificamente à presidência, declararam patrimônios milionários. Entenda!

Publicado

em

De acordo com os últimos levantamentos que foram feitos, as eleições que ocorrerão neste ano, em 2022, possuem cerca de 12% dos candidatos milionários e 38% dos candidatos sem nenhum patrimônio declarado, além de contar com um candidato bilionário neste pleito, conforme apontam os dados preliminares que foram disponibilizados pela Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De fato, o prazo para que os candidatos registrem suas candidaturas acabou no dia 15 de agosto de 2022.

No entanto, é importante deixar claro que a Justiça Eleitoral ainda não conseguiu finalizar suas estatísticas em relação aos dados diversos dos candidatos uma vez que o valor do patrimônio destes ainda pode ser alterado mesmo depois do encerramento dos registros. Até o dia 17 de agosto, cerca de 28 mil candidaturas foram registradas para as eleições que irão ocorrer no mês de outubro.

Em vista disso, de acordo com os dados que foram disponibilizados pelo TSE, os candidatos milionários estão mais presentes entre as candidaturas presidenciais, cerca de 58% e vice-presidente, cerca de 50%. No que tange os candidatos sem patrimônio, esses contabilizam 40% e estão se candidatando para os cargos de deputados estaduais e de deputados federais.

Não obstante, os partidos que possuem mais candidatos milionários, do maior ao menor são: 27% do Novo, seguido pelo PSD (21%), PP (20%), União (20%) e PL (20%). No que tange o PT, 17,8% declararam ser milionários. Por fim, de acordo com o cientista político e professor da Universidade Federal do Paraná, Emerson Cervi, “são partidos que buscam candidatos numa classe, numa faixa da sociedade que tende a ser classe média para cima. Em geral, não são [candidatos] de origem popular”.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS