Conecte-se conosco

Agronegócio

Panc: o que é e quais os benefícios do consumo para a saúde?

Conheça as Plantas Alimentícias Não Convencionais, suas propriedades e benefícios.

Publicado

em

As Panc ou Plantas Alimentícias Não Convencionais, apesar de ainda pouco conhecidas, apresentam propriedades diversas, e o consumo de suas sementes, raízes, folhas, flores, castanhas e frutos, trazem benefícios variados para a saúde do corpo.

Essas plantas ainda são pouco encontradas nos cardápios e comércio tradicional, contudo, apresentam nutrientes importantes e são um diferencial para uma alimentação equilibrada e diversificada, contribuindo para aumentar a renda de produtores e comerciantes, visto que o seu manejo ocorre de forma sustentável, sem prejudicar o meio ambiente.

Apesar de ainda serem vistas como exóticas, as Pancs apresentam diversas propriedades medicinais, algumas com ação anti-inflamatória e cicatrizante, além de nutrientes como cálcio e ferro, possuem vitaminas A, B e C e têm ação diurética. Nós separamos três Panc e seus principais benefícios. Veja!

Ora-pro-nóbis

Essa é certamente uma das Panc mais famosas. É rica em cálcio, ferro, magnésio e vitamina A, além de ser uma excelente fonte de proteínas e fibras solúveis e insolúveis. Pode ser usada crua, em pequena quantidade, cozida ou batida (juntamente com água).  A planta apresenta ainda grande quantidade de proteínas, e não à toa, é também chamada de “carne de pobre”. Um prato cheio para quem tem anemia. Ademais, reduz o colesterol e diabetes, tem ação anti-inflamatória, antioxidante, cicatrizante, e ainda ajuda na recuperação de peles queimadas.

Guasca

Conhecida como picão branco, a planta possui altos teores de sais minerais como cálcio, fósforo, potássio e magnésio, além de fibras, proteínas e compostos antioxidantes. Em virtude disso, ajuda a proteger os rins, o fígado, o coração, além de regular a pressão. Uma dica é consumi-la desidratada, como tempero seco.

Beldroega

A Beldroega, Planta Alimentícia Não Convencional rica em fibras, cálcio, vitamina C e proteínas, além de apresentar altos teores ômega- 3, pode ser usada principalmente na forma crua, em saladas, caldos, sopas e pratos cozidos.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS