Mundo
Depois de controlar o colapso, Rússia para por onda inflacionária
A Rússia conseguiu evitar esse colapso em sua economia devido ao fato de ter aumentando os preços das suas exportações de petróleo.
Recentemente, a economia russa conseguiu evitar um grande colapso que o mundo todo já previa desde que Putin resolveu enviar suas tropas para a Ucrânia, no dia 24 de fevereiro de 2022. De fato, as previsões baseavam-se na ideia de que a Rússia acabou sofrendo uma quantidade significativa de sanções econômicas por parte da União Europeia (UE) depois de invadir o território ucraniano.
Leia mais: McDonald’s está voltando a abrir as portas na Ucrânia
Na realidade, a Rússia conseguiu evitar esse colapso em sua economia devido ao fato de ter aumentando os preços das suas exportações de petróleo, o que consequentemente surtiu efeito positivamente nos impactos que poderiam surgir acerca das sanções econômicas, embora ainda existam algumas dificuldades pairando em cima de alguns cidadãos do país. Além disso, mesmo depois de fazer a previsão de que a economia da Rússia poderia encolher em torno de 12% neste ano, levando em consideração as quedas de produção que foram altíssimas depois do colapso da antiga União Soviética, hoje, o Ministério da Economia da Rússia espera somente uma contração de 4,2%.
Em vista disso, é importante destacar que os preços globais que encontram-se altos em relação à energia possibilitaram que Kremilin pudesse cumprir a promessa que fez ao presidente Vladimir Putin em março deste ano. A promessa consistia na ideia de diminuir a pobreza na Rússia mesmo com as sanções impostas pela União Europeia. No entanto, mesmo depois dessa movimentação que visava a redução da pobreza, a Rússia, seis meses depois de conseguir controlar o colapso, vem passando por uma onda inflacionária que está afetando diretamente o poder de compra da população.

-
Investimentos15 horas atrás
Estudante arrisca herança em ações e vê patrimônio ‘derreter’ horas depois
-
Economia22 horas atrás
Top 10 países para curtir a vida depois dos 60. Brasil está entre eles?
-
Moedas1 dia atrás
Maior moeda de ouro do mundo pesa 1 tonelada e vale mais de R$ 3 milhões
-
Economia23 horas atrás
Nova nota fiscal: o que muda e como as empresas devem se adequar?
-
Investimentos2 dias atrás
Geração Z transforma mercado imobiliário ao subverter o sonho da casa própria
-
Empresas2 dias atrás
Quanto custa uma franquia da Chilli Beans? Variedade de modelos atrai empreendedores
-
Economia2 dias atrás
Dívida dos estados brasileiros supera R$ 1 trilhão; quatro deles respondem por 76%
-
Agronegócio19 horas atrás
Você vai sentir os efeitos: La Niña pode voltar ainda este ano, dizem especialistas