Conecte-se conosco

Agronegócio

Teta-de-vaca: conheça essa trepadeira exótica

Saiba quais as principais características dessa planta que apresenta frutos de formato bastante peculiar.

Publicado

em

Nativa da América do Sul, a trepadeira teta-de-vaca, conhecida também como maminha-de-vaca, ou ainda, peito-de-moça, é uma planta arbustiva, com caule único, folhas simples e aveludadas, geralmente espinhosa e bastante pilosa, que apresenta frutos de formato muito peculiar. O nome popular da planta, inclusive, se baseia justamente na forma engraçada dos frutos, que se assemelham a “tetas” e apresentam casca brilhante, cerosa, de cor laranja e polpa carnosa, de cor clara, esverdeada, com muitas sementes.

A frutificação da planta, contudo, é meramente decorativa, e os ramos carregados de frutos são utilizados em arranjos florais. Há quem atribua, inclusive, propriedades medicinais aos frutos dessa trepadeira, bem como, função detergente. Apesar disso, seu consumo não é recomendável, visto apresentar toxinas, devendo, portanto, ficar fora do alcance de crianças e animais.

Devido ao seu crescimento esparso, a trepadeira teta-de-vaca pode ser tutorada sobre suportes como uma pequena trepadeira anual. A planta se adapta bem ao cultivo em canteiros, jardins, vasos, jardineiras, em conjunto com outras plantas ou isoladamente.

Os cuidados que devem ser empregues no plantio da teta-de-vaca, são os básicos do cultivo tradicional, como boas condições de luminosidade, regas frequentes, substrato fértil, clima tropical e podas regulares.

Desse modo, vale ressaltar, que a planta se multiplica facilmente por meio de sementes. É importante que o solo para o bom desenvolvimento da trepadeira seja rico em matéria orgânica, drenável e irrigado regularmente. Além disso, a espécie prefere temperaturas mais elevadas, não tolerando geadas ou frio intenso. Nesse sentido, deve ser cultivada sob sol pleno.

Apesar de perene é interessante ressemeá-la anualmente, para que não perca seu vigor e beleza. Assim, com paciência e dedicação, você terá uma trepadeira sempre radiante e cheia de frutos exóticos e divertidos.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS