Conecte-se conosco

Curiosidades

Empresa cria robôs que carregam mala e entregam bebidas no Japão

Graças ao centro de inovação Cyberport, um pequeno robô está auxiliando em um café chamado HFT Life. Conheça seus outros modelos.

Publicado

em

Recentemente, uma inovação chegou ao território asiático, mais especificamente em Hong Kong. Graças ao centro de inovação Cyberport, um pequeno robô, batizado de Rice Robot, está auxiliando em um café chamado HFT Life.

Ele possui um local em sua “cabeça” onde as bebidas são colocadas e, para que o cliente consiga retirá-las, ele precisa digitar um determinado código que foi encaminhado para seu smartphone. A aparência do novo ajudante é muito semelhante ao robô R2D2, presente na franquia de Star Wars, enquanto seus olhos grandes e arredondados seguem as características de WALL-E, do filme da Pixar.

Isso parece apenas um pequeno ato para os robôs, porém há diversas outras máquinas que encontram-se espalhadas pelo território de Hong Kong e também no Japão. Um deles é carregador de malas no hotel Dorsett Wanchai, localizado em Hong Kong, porém ele não apenas carrega malas, mas também auxilia no atendimento dos quartos de hóspedes.

Em Tóquio, o mesmo robô realiza entregas aos funcionários na sede do Grupo SoftBank, vindo diretamente de uma loja de conveniência. No entanto, o Rice não está presente somente em cafeterias e hotéis, mas também em uma série de televisão cantonesa, chamada Communion, na qual tinha a tarefa de entregar um cafezinho para um dos atores.

O robô, que aos poucos está sendo utilizado na região asiática, possui grande capacidade de se locomover em ambientes totalmente cheios e movimentados, e até mesmo em locais fechados e pequenos, como é o caso do elevador.

Isso tudo é possível graças aos sensores de luz, câmeras de profundidade e também sensores de ultrassom, que são responsáveis por auxiliar o pequeno robô a desviar de seus obstáculos. De acordo com o fundador e CEO da Rice Robotics, Viktor Lee, ele está completamente apto para se movimentar livremente em locais como hotéis, centros comerciais e até mesmo por diversos andares.

O CEO espera que a nova invenção possa fornecer auxílio na hora de hospedar alguém e combater a ausência de mão de obra a partir do momento em que a sociedade passar a envelhecer. Isso sem mencionar o grande cuidado com a higienização após o período de pandemia.

“Mesmo depois da Covid, as pessoas estão prestando muita atenção às formas de contato”, afirmou Lee. Ele acredita que “esse tipo de robô de entrega terá um crescimento constante nos próximos cinco a dez anos”.

E aí, comenta aqui embaixo o que você acha dessa grande evolução?

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS