Finanças
Minha dívida é esquecida após 5 anos sem pagar?
Muitos brasileiros se perguntam se depois desse período o débito deixa de existir. Entenda mais sobre o assunto.
Muitos brasileiros atualmente estão adquirindo dívidas devido à crise econômica que o país está passando e que foi agravada pela pandemia da covid-19. No entanto, existe uma dúvida que gira em torno de até quanto tempo uma dívida pode ser vencida.
Muitas pessoas acreditam que uma dívida pode ser vencida depois de cinco anos. Todavia, é importante ressaltar que essa premissa é um tanto equivocada, visto que os débitos necessariamente precisam ser pagos mesmo depois do tempo de vencimento.
Nesse sentido, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil Brasileiro, de fato, a dívida pode caducar, no entanto, é preciso deixar claro que o próprio Código de Defesa não garante que débitos adquiridos por determinados sujeitos deixem de existir realmente de uma hora para outra. Em síntese, o texto somente destaca qual é o procedimento e a forma como a cobrança deve ser feita.
Por conseguinte, de forma recente, a 17ª Câmara de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) tomou a decisão de que as dívidas podem ser cobradas mesmo depois de estarem vencidas há cinco anos.
Não obstante, em um processo que ocorreu no mês de junho de 2021, uma consumidora solicitou que efetivamente se respeitasse o prazo referente a uma determinada dívida. Inicialmente, o tribunal concedeu a causa a ela. Todavia, a empresa em questão resolveu recorrer e, depois de protocolar os devidos documentos, a justiça entendeu o caso de outra forma e considerou que, mesmo com a dívida prescrita, ela ainda deveria ser cobrada.
Todas as cobranças, respeitando os princípios éticos e morais, devem ser aplicadas de forma passiva e amigável. Em vista disso, exemplos de cobranças nesse padrão podem ser: cobranças feitas via SMS, cobranças feitas por e-mail e, para aqueles que preferem uma “pegada” mais “arcaica”, essa cobrança pode ser feita através de cartas.
Por fim, é fundamental deixar claro que nenhuma instituição, independentemente da esfera de atuação, não possui o direito de fazer uso de qualquer tom acusatório ou que beire a ameaça quando o assunto é o tratamento ao consumidor.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Carreira7 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn