Curiosidades
Como consultar Infrações de trânsito online pelo CPF? Confira!
O portal de serviços da Senatran possibilita que a consulta das infrações de trânsito seja realizada de forma online e totalmente gratuita
O portal de serviços da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) possibilita que a consulta das infrações de trânsito seja realizada de forma online e totalmente gratuita. Para realizar a consulta, o cidadão deve ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Possuindo o documento a seu alcance, o sistema libera não só os registros das infrações, como também o histórico de cada uma das multas que o infrator já recebeu.
A consulta pode ser realizada tanto a partir das informações do veículo quanto das informações do condutor. O processo é realizado em poucos cliques, para isso, o condutor deve possuir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) Digital ativa ou, então, realizar a validação facial, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito para tal.
Ao acessar o Portal de Serviços da Senatran, o cidadão se depara com os serviços disponíveis através da web. Como, por exemplo, consulta de veículos, validação da Carteira Nacional de Trânsito, instalação da Carteira Digital e diversos outros.
Para ter acesso aos serviços, é necessário criar o login e uma senha de usuário. Feito isso, é necessário inserir o Certificado Digital ou o CPF, além da senha de acesso criada pelo usuário. A consulta de infrações através do CPF é uma opção de muitos usuários do serviço pela praticidade e facilidade em ter os dados em mãos.
Assim, ao entrar na página do serviço, é necessário procurar a aba chamada “Infrações” e clicar na mesma. O sistema irá indicar os serviços disponíveis para os dados informados pelo infrator, sejam eles do veículo ou do próprio infrator. A partir delas, resta apenas selecionar uma. Tendo as informações em vista, é necessário apenas conferir os detalhes das infrações, caso elas existam.
O serviço de consulta às multas de trânsito pelo CPF é gratuito. Além do mais, os usuários encontram também no portal, outras informações importantes. Por exemplo, a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que permite descontos de até 40% no pagamento das multas.
O Sistema de Notificação eletrônica foi criado com o intuito de, além de facilitar a notificação ao infrator, diminuir os gastos do governo com a impressão e o envio das notificações de trânsito para o cidadão, o que explica os descontos de até 40% nas multas de trânsito.
Porém, nem tudo são flores, ao aderir ao SNE e se beneficiar do desconto aplicado sobre a multa, o infrator perde o direito de recorrer e usar o direito à ampla defesa.
Para quem procura mais informações sobre como diminuir as infrações de trânsito, existe a aba “Educação”, na qual você pode encontrar detalhes sobre alguns dos projetos e programas de conscientização publicados.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos24 horas atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio1 dia atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Finanças12 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
MEI22 horas atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer