Finanças
É possível renegociar a dívida do Fies? Entenda!
Confira aqui quais são requisitos para efetuar uma renegociação do Fundo de Financiamento Estudantil.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oportunizou que diversos brasileiros entrassem na Universidade, no entanto, esse financiamento deixou milhares de estudantes endividados. Graças ao Governo Federal, agora essas pessoas podem regularizar sua dívida.
Nesse sentido, de acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de 1,2 milhão de estudantes que financiaram seus estudos pelo Fies possuem dívidas atrasadas. Esse número equivale a 66% dos estudantes que entraram na universidade se beneficiando do programa.
Todavia, boa parte desses brasileiros agora pode renegociar esses débitos. O Governo Federal, recentemente, lançou um grande programa para renegociação de dívidas, possuindo como prazo para esse processo do dia 1º de setembro até 31 de dezembro de 2022.
Segundo as normas, somente podem ser renegociados os débitos gerados até o ano de 2017. No entanto, os descontos, prazos e condições podem variar de acordo com o período de atraso do pagamento. Essa renegociação é valida tanto para os que estão com o pagamento atrasado quanto os que querem adiantar parcelas para quitar o Fies.
Além disso, a renegociação pode ser feita pela internet, através dos aplicativos dos agentes financeiros Caixa e Banco do Brasil. Esses aplicativos estão disponíveis para download no Google Play e na App Store.
Confira abaixo quais são as condições e descontos de acordo com o tempo de atraso do pagamento:
Sem parcelas atrasadas
Para aqueles que não possuem atrasos, o desconto é de 12% para quitar à vista. Entretanto, a oferta só é válida caso o estudante queira pagar todo o saldo remanescente do financiamento.
Entre 90 e 360 dias de atraso
Aqueles que possuem débitos atrasados há mais de 90 dias podem pagar o total à vista com desconto de 12% no montante principal, incluindo juros e taxas. Outra opção é efetuar o parcelamento em até 150 vezes, desde que a parcela mínima seja de R$ 200.
Entre 1 e 5 anos de atraso
Para aqueles que estão devendo o Fies há mais de 360 dias, o Governo Federal está oferecendo desconto de 92% do valor total da dívida para pagamento à vista. No entanto, essa alternativa é válida para quem recebeu o Auxílio Emergencial e/ou tem inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico), ou seja, para pessoas que possuem baixa renda.
Mais 5 anos de atraso
Por fim, para aqueles que possuem mais de 5 anos de atraso, o Governo está oferendo um desconto que pode chegar a até 99%. No entanto, também é necessário que o estudante tenha recebido o Auxílio Emergencial e/ou esteja inscrito no CadÚnico.

-
Bancos18 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF15 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia10 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas7 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver