Agronegócio
Como cultivar manjericão roxo em casa
Confira o passo a passo e as principais dicas para cultivo dessa espécie.
O manjericão roxo é uma erva de gostinho e cheiro muito agradáveis, ideal para dar sabor todo especial a diversas pratos, entre eles, pizzas, massas e refogados, sopas, saladas, carnes, bebidas e muito mais.
Além de sua versatilidade na cozinha, o manjericão também proporciona diversos benefícios para a saúde, visto que é fonte de cálcio, zinco, manganês, potássio, ferro e magnésio, além de diversas vitaminas, como a A, B, C, E e K.
Dessa forma, ter um manjericão roxo em casa mostra-se indispensável, por isso, saiba que o cultivo da planta pode ser feito de forma muito simples. Para isso, basta empregar os devidos cuidados. Acompanhe o passo a passo para o plantio do manjericão roxo!
Passo 1
Você pode adquirir mudas já desenvolvidas em qualquer viveiro ou floricultura. Em geral, os preços são muito acessíveis. Contudo, caso prefira, você também pode fazer a semeadura das sementes.
Esse processo é um pouco mais demorado, já que você terá de esperar que as sementes germinem para só depois fazer a transplantação para o vaso. Para realizar a semeadura, plante inicialmente as sementes em sementeiras ou balainhos com substrato fértil.
Regue com um borrifador diariamente e deixe à meia sombra até que germinem. Quando as mudas estiverem bem desenvolvidas e as raízes começarem a sair dos balaios, é hora de fazer o transplante.
Passo 2
Escolha um vaso com orifícios de drenagem e coloque uma camada de pedriscos no fundo. Forre com manta de bidim e, em seguida, preencha com terra bem adubada. Faça uma cova no centro do vaso e insira a muda de manjericão roxo. Cubra as raízes com terra e firme a planta com cuidado.
Passo 3
Regue a mudinha diariamente de modo que o solo fique levemente úmido e coloque o vaso em local bem iluminado com incidência de luz direta, pelo menos, durante a manhã.
Não há necessidade de deixa-lo pegar sol o dia todo, vez que as folhas do manjericão são finas e delicadas, por isso, podem não aguentar altas temperaturas.
Passo 4
Logo que a planta estiver carregada de folhinhas, você pode fazer a colheita. O ideal é consumir fresco, retirando apenas as que for utilizar.

-
Tecnologia9 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia6 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo17 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?