Finanças
Revisão da Vida Toda: acompanhe a última decisão do STF!
Aposentadoria pode aumentar para alguns segurados. Revisão visa contemplar os anos de serviços anteriores ao Plano Real.
Um dos direitos fundamentais dos trabalhadores brasileiros garantidos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é a aposentadoria. Nesse sentido, o pagamento tanto da aposentadoria quanto de outros benefícios é de responsabilidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Nesse sentido, a aposentadoria pode ser por tempo de contribuição, por idade ou por invalidez. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal divulgou uma notícia que alegrará muitos segurados do INSS. No início deste ano, uma ação judicial de Revisão da Vida Toda que tinha como intuito o reajuste do valor da aposentadoria de diversos brasileiros passou por plenário virtual e teve uma votação favorável aos aposentados.
No entanto, foi solicitado por um ministro a realização de um plenário físico, o que poderia anular o plenário virtual e, consequentemente, a votação. Todavia, o STF decidiu que o plenário virtual e os votos realizados nele permanecem válidos.
Através da implementação do Plano Real em 1994, os anos de serviços anteriores a esse período foram desconsiderados do cálculo da aposentadoria de milhares de aposentados. Nesse sentido, essa ação visa revisar e incluir no valor da aposentadoria o valor dos salários recebidos antes de 1994. Logo, isso pode influenciar na renda dos aposentados, principalmente aqueles que recebiam altos salários antes de 1994.
É por conta desse processo que a ação é intitulada “Revisão da Vida Toda”, pois serão consideradas todas as contribuições feitas pelo aposentado ao longo da sua existência.
A solicitação da revisão da vida toda pode ser realizada para as pessoas que se aposentaram entre 1999 e 2019, no entanto, essa medida é válida para benefícios específicos como aposentadoria por idade, aposentadoria especial, aposentadoria da pessoa com deficiência, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-doença.
Diante disso, os aposentados que foram prejudicados, devido ao fato de o INSS não considerar todos os seus anos de contribuição, poderão solicitar essa revisão. No entanto, é necessário que os segurados que recebiam baixos salários antes de 1994 se atentem antes de solicitar essa revisão. O recomendado é que a pessoa avalie bem seus salários anteriores, pois pode não mudar muito a remuneração e até mesmo diminui-la.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas
-
Agronegócio1 dia atrás
4 pequenas árvores frutíferas para cultivar até em apartamentos
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Com fim da escala 6×1, descubra quais profissões seriam beneficiadas
-
Finanças1 dia atrás
Descubra quanto você precisa ganhar para morar sozinho no Brasil