Finanças
Revisão da Vida Toda: acompanhe a última decisão do STF!
Aposentadoria pode aumentar para alguns segurados. Revisão visa contemplar os anos de serviços anteriores ao Plano Real.
Um dos direitos fundamentais dos trabalhadores brasileiros garantidos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é a aposentadoria. Nesse sentido, o pagamento tanto da aposentadoria quanto de outros benefícios é de responsabilidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Nesse sentido, a aposentadoria pode ser por tempo de contribuição, por idade ou por invalidez. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal divulgou uma notícia que alegrará muitos segurados do INSS. No início deste ano, uma ação judicial de Revisão da Vida Toda que tinha como intuito o reajuste do valor da aposentadoria de diversos brasileiros passou por plenário virtual e teve uma votação favorável aos aposentados.
No entanto, foi solicitado por um ministro a realização de um plenário físico, o que poderia anular o plenário virtual e, consequentemente, a votação. Todavia, o STF decidiu que o plenário virtual e os votos realizados nele permanecem válidos.
Através da implementação do Plano Real em 1994, os anos de serviços anteriores a esse período foram desconsiderados do cálculo da aposentadoria de milhares de aposentados. Nesse sentido, essa ação visa revisar e incluir no valor da aposentadoria o valor dos salários recebidos antes de 1994. Logo, isso pode influenciar na renda dos aposentados, principalmente aqueles que recebiam altos salários antes de 1994.
É por conta desse processo que a ação é intitulada “Revisão da Vida Toda”, pois serão consideradas todas as contribuições feitas pelo aposentado ao longo da sua existência.
A solicitação da revisão da vida toda pode ser realizada para as pessoas que se aposentaram entre 1999 e 2019, no entanto, essa medida é válida para benefícios específicos como aposentadoria por idade, aposentadoria especial, aposentadoria da pessoa com deficiência, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-doença.
Diante disso, os aposentados que foram prejudicados, devido ao fato de o INSS não considerar todos os seus anos de contribuição, poderão solicitar essa revisão. No entanto, é necessário que os segurados que recebiam baixos salários antes de 1994 se atentem antes de solicitar essa revisão. O recomendado é que a pessoa avalie bem seus salários anteriores, pois pode não mudar muito a remuneração e até mesmo diminui-la.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Agronegócio8 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Finanças15 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer