Tecnologia
Estudo mostra que brasileiros confiam mais em notícias do WhatsApp: são mais confiáveis?
O WhatsApp chega a atingir 53% da confiança dos brasileiros. Confira os resultados da pesquisa realizada pela Universidade Oxford.
A pesquisa, ligada à Universidade Oxford e apresentada pelo Relatório do Instituto Reuters, estipula que a plataforma WhatsApp é a plataforma mais confiável para os brasileiros receberem informações.
O WhatsApp chega a atingir 53% da confiança dos brasileiros e a porcentagem é comparada às notícias acessadas do Google, que são de 57%. Logo atrás do WhatsApp, está o YouTube com 46%, o Facebook com 40% e o Instagram com 39%.
O estudo foi feito com base nas pesquisas da empresa Ipsos, que foi realizada nos meses de junho e julho deste ano, de forma presencial, pesquisada em 2000 entrevistados. A pesquisa se baseou em diferentes idades e regiões.
Por sua vez, o resultado se baseia nas respostas “confiar muito” e “confiar um pouco” dos entrevistados.
WhatsApp e fake news: qual é a ligação?
No ano de 2018, a plataforma mais confiável do público foi um grande meio para se espalhar fake news durante as eleições presidenciais.
Camila Mont’Alverne, percussora da pesquisa e que revela o brasileiro confia mais no WhatsApp, comenta a porcentagem como uma certa “familiaridade” dos brasileiros com a plataforma de comunicação: “os brasileiros usam o WhatsApp com frequência por várias razões, incluindo se informar”, comenta a autora da pesquisa. A plataforma alcança 84% sendo a mais usada no país.
“E nossos resultados qualitativos, publicados no início do ano, também mostram que familiaridade é um motivo importante para a confiança. O fato de serem plataformas que as pessoas utilizam bastante e nas quais veem uma utilidade provavelmente está conectado com os níveis de confiança”, comenta.
A mesma pesquisa foi realizada no Reino Unido, na Índia e nos Estados Unidos. Para os norte-americanos, o WhatsApp possui 20% de confiança. Para o Google, os resultados tiveram um equilíbrio.
A divulgação do relatório realizada na última quarta-feira apontou que 27% dos brasileiros dizem confiar nas propagandas políticas realizadas nas mídias brasileiras. Comparado aos EUA, a confiança alcança 41%. Na Índia são 67%. No Reino Unido, 45%.
“Os resultados do Brasil são mais baixos que nos outros países. Há uma combinação de fatores nesse caso. Primeiro, o ambiente político conturbado e a campanha duradoura de descrédito do jornalismo profissional, com especial incentivo ao ceticismo sobre a cobertura política”, acrescenta a pesquisadora brasileira do Instituto Reuters.

-
Tecnologia6 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo14 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira