Tecnologia
Cuidado! Seu trabalho pode ser substituído por robôs. Entenda
Com o avanço da tecnologia, muitas funções estão sendo substituídas por máquinas. Veja quais profissões serão extintas por causa delas.
A evolução tecnológica pode ser muito impressionante para uns e um terror para a vida de outros. Isso porque cada vez mais as máquinas estão tomando o lugar da mão de obra humana.
Por um lado, isso pode parecer ótimo, pois o custo de produção diminui, além de evitar alguns riscos em utilizar seres humanos em trabalhos perigosos. Porém, para quem está sendo substituído pelas máquinas, isso não é nada bom.
Dessa forma, é de se presumir que algumas profissões não existirão mais no futuro, dando lugar à tecnologia que tende a evoluir cada vez mais. Com essa mudança que estamos passando, a percepção da sociedade perante o trabalho vai ficando diferente, proporcionando novos olhares para este aspecto.
Mas quais profissões chegarão ao fim em poucos anos?
Bem, profissões que são facilmente substituíveis por máquinas tendem a ter essa mudança no futuro, então trabalhadores especialistas nessas áreas deverão procurar outro tipo de trabalho para conseguir se sustentar no futuro.
Entre as profissões que não existirão daqui um tempo estão: analista financeiro, anestesista, auditor, auxiliar de escritório, bibliotecário, contador, corretor de seguros, digitador, headhunter, operador de telemarketing, piloto de avião, recrutador e vigilante.
Caso você faça parte de alguma destas profissões, futuramente você precisará de uma nova carreira. Mas, calma, esse processo ainda levará algum tempo, é bom apenas já ir se especializando em outra área.
Com o fim dessas carreiras, outras serão colocadas no lugar, a maioria delas ligadas a tecnologia, é claro, por isso essa é uma boa área para você seguir. Como deve imaginar, este mercado crescerá e muito, apresentando até mesmo um déficit de mão de obra.
A inteligência artificial está causando uma revolução no mundo moderno, e por isso muita coisa vem mudando no mercado de trabalho. Na indústria, por exemplo, muita mão de obra tem sido substituída, mas há áreas que ainda continuam preservadas.
Não há motivo para pânico no momento, mas é bom se prevenir e evitar um impacto mais cruel lá na frente.
Uma pesquisa da Blue Fontain Media mostrou que as máquinas diminuíram a oferta de emprego em 0,2% entre 1990 e 2007 nos Estados Unidos. Isso significa que cada robô acaba com a vaga de três pessoas no país.
Cargos relacionados à indústria da manufatura são os que mais correm risco de se extinguir, isso porque 70% dos robôs estão concentrados lá. Na indústria automotiva estão 38% das máquinas, enquanto no setor de eletrônicos há 15%, na indústria química, 10%; e nas metalúrgicas,7%.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp