Conecte-se conosco

Agronegócio

Ipê: conheças as variedades e dicas para cultivo dessa bela espécie

Encontrado em todo o Brasil, o ipê chama atenção, especialmente na época da floração, e pode ser cultivado facilmente a partir das sementes.

Publicado

em

O ipê é uma planta do gênero Tabebuia, podendo ser encontrada por todo o Brasil. A árvore, alta e bem copada, no período da floração fica totalmente desprovida de folhas, que dão lugar às flores amarelas, brancas ou roxas. Sua madeira de ótima qualidade, exibe cor castanho-oliva ou castanho-avermelhada, e sendo assim, apresenta importante viés econômico.

Além disso, o ipê também tem estimação ornamental e até mesmo, algumas propriedades medicinais. Sua casca, a entrecasca e a folha possuem ação anti-inflamatórias, anti-infecciosas, antitumorais e cicatrizantes, e a planta pode ser utilizada no tratamento de amigdalites, estomatites, infecções renais, dermatites, varizes e outras doenças. 

Variedades

Ipê-amarelo (tecoma longiflora) – pode atingir 25 metros de altura, sendo bastante encontrado em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Goiás

Ipê-branco (tecoma Alba) – a árvore é mais baixa que as demais, porém apresenta uma ramagem abundante, sendo mais comum no sudeste e centro-oeste. Possui flores brancas e se adapta bem a terrenos secos e pedregosos, sendo excelente opção para o paisagismo em geral.

Ipê-roxo ou ipê-rosa (tecoma heptaphylla) – É a espécie de ipê mais comum no sul do Brasil, sendo também encontrado desde o Piauí até Minas Gerais, São Paulo e Goiás. Pode alcançar de 20 até 35 metros de altura e suas flores possuem tons de rosa e roxo, que florescem de junho a agosto. 

Plantio 

O desenvolvimento da árvore a partir da semente depende da germinação. Sendo assim, basta separar algumas sementes que caem das arvores e deixá-las na água por cerca de dois dias. Isso facilitará a germinação. 

Depois, realize o plantio normalmente em balainhos. Coloque substrato fértil, rico em matéria orgânica e insira as sementes cobrindo com uma fina camada de terra. Regue todos os dias e deixe em local com boas condições de luminosidade. 

Quando a planta tiver forte e bem desenvolvida e as raízes já estiverem saindo do balainho, faça a transplantação para o local apropriado. A árvore começa a dar flores por volta de 5 anos após a semeadura, a depender das condições de cultivo. Por isso, é bom começar logo!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS