Automobilística
Conheça 3 hábitos comuns que podem comprometer seu carro
Quem tem carro costuma aprender alguns hábitos que parecem facilitar um pouco o dia a dia, mas que podem ser muito prejudiciais aos veículos.
Todo motorista sabe que há alguns hábitos que muitas vezes passam de geração para geração ou que aprendemos e seguimos fazendo como se fossem coisas boas. Porém, muitas dessas ações são feitas de forma equivocada e podem prejudicar o funcionamento do veículo.
Por mais que a intenção seja boa, alguns desses comportamentos podem comprometer os componentes dos carros, causando certos prejuízos e provocando reparos que poderiam ser evitados.
Além disso, alguns hábitos podem influenciar a mecânica do veículo, colocando em risco a segurança do condutor e dos passageiros. Trouxemos alguns exemplos. Veja:
1 – Segurar o carro com a embreagem
Muitos motoristas seguram o carro no aclive apenas com a embreagem, o que pode gerar um grande prejuízo financeiro. Isso porque o platô sofre com o escorregamento com o disco, aumentando o desgaste. Dessa forma, a vida útil desses componentes acaba sendo menor, e só quem já precisou consertar a embreagem sabe que o quanto isso não é nada barato.
O recomendado, nestes casos, é que os motoristas utilizem o freio de mão, que além de poupar os componentes, ainda é mais seguro, pois evita que o carro deslize no aclive.
2 – Colocar água da torneira no radiador
Ter uma rotina de verificação do nível de arrefecimento do motor é algo recomendável, ainda mais para quem tem carros com uma quilometragem alta. Porém, o problema está na hora de completar o reservatório.
Muitas pessoas completam o nível do radiador com água da torneira, o que pode ser muito prejudicial ao veículo. Isso porque a água da torneira pode corroer e entupir a tubulação interna do veículo, além de diminuir a temperatura de ebulição.
A maioria dos modelos de veículos recomenda completar o recipiente com água destilada ou desmineralizada, junto ao aditivo que mais combina com o modelo de veículo do condutor.
3 – Dirigir no ponto-morto
Muitas pessoas acreditam que colocar o carro em ponto-morto em uma ladeira acaba economizando combustível, porém, além de não ser verdade, essa prática pode comprometer a segurança dos viajantes e danificar componentes do veículo.
“Colocar o câmbio em neutro, na verdade, faz o carro gastar mais combustível do que se estivesse engrenado. O sistema de injeção é calibrado na fábrica para entrar em modo de baixo consumo, assim que você tira o pé do acelerador com o veículo engrenado. Isso faz com que o motor receba apenas a quantidade necessária de combustível para mantê-lo girando”, explica Edson Orikassa, diretor executivo da AEA.
Além disso, esta é uma prática muito perigosa, ainda mais quando se está em serra, por exemplo.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho16 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%