Mercado de Trabalho
Pratique estas 5 habilidades de inteligência relacional e se torne um grande líder
Apenas CINCO habilidades bastam para se tornar um grande líder nos negócios e adquirir inteligência relacional. Confira aqui quais são elas.
Para que seja possível se tornar um bom líder, alguns hábitos precisam ser abandonados. Grandes líderes são ótimos no que dispõem a fazer. Eles, que são bem-sucedidos em tudo, também precisam definir sua visão de negócios e direcionar algumas metas críticas, criando culturas saudáveis de inovação e criatividade, e capacitando cada vez mais pessoas para o desempenho de tarefas.
Grandes líderes inspiram e motivam pessoas através da sua paixão, entusiasmo e energia direcionados ao que fazem. Mesmo que todas as áreas estejam a desempenhar um determinado papel crítico na administração de um negócio que gera grandes lucros, o fator determinante para que seja decretado o sucesso de um líder é sua capacidade de construir relacionamentos saudáveis e fortes.
Esses líderes mantêm isso em sua essência e estão sempre praticando as cinco habilidades que são essenciais para a inteligência relacional. Confira quais são elas a seguir.
INTELIGÊNCIA RELACIONAL
A inteligência relacional está diretamente ligada aos relacionamentos que construímos, à capacidade de se conectar com o sucesso e construir relacionamento saudáveis, fortes e duradouros. É esse conjunto essencial de habilidades que hoje em dia os líderes precisam ter como ferramenta que serve como base para criar outras culturas de relação.
Quando essa cultura é posta em prática, a inteligência relacional concede espaço para que outros líderes estejam se comunicando de maneira direta com os funcionários de diferentes categorias, culturas e experiências, o que também ajuda a entender e participar de diferentes interesses.
Para que seja possível construir relacionamentos saudáveis com clientes e funcionários, o líder deve agir de forma autêntica e intencional, pretendendo sempre conectar-se com os outros de forma espontânea.
CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS COMERCIAIS POSITIVOS
1. Estabelecer relacionamentos
É a capacidade de usar suas energias a fim de criar novas conexões positivas com os outros. Para os negócios, esse relacionamento começa com o recrutamento, a contratação e a integração de talentos, afetando também os estágios iniciais para a formação de equipe.
- Usando o humor para baixar a tensão no ambiente;
- Utilizando linguagens não-verbais (contato visual, por exemplo);
- Integrar outras pessoas na conversa;
- Causando uma boa primeira impressão.
2. Ser compreensivo
Dedique tempo e esforços para desenvolver a habilidade da escuta ativa, demonstrando curiosidade sobre o que os outros fazem, e seja simpático. A compreensão é um caminho para que relações mais leves sejam criadas.
3. Acolhendo diferenças
Essa é a capacidade de reconhecer, aceitar e compreender que cada um vem de diferentes origens e culturas, e cada um possui a sua experiência. É acolher pessoas que pensam, se comportam e agem diferente de você.
4. Desenvolvendo a confiança
A confiança é uma habilidade fundamental para a inteligência relacional. Para que seja possível confiar em outras pessoas, será necessário primeiro entender a si próprio. Quando a confiança é desenvolvida nas organizações, os níveis de comprometimento, desempenho e eficácia ficam ainda mais fortes.
5. Cultivando a influência
Gere um impacto positivo na vida dos outros para que a experiência de ter conhecido um líder que seja inesquecível. É o hábito de colocar as pessoas e suas culturas antes mesmo de pensar nos lucros, influenciando os seus funcionários a se tornarem versões cada vez melhores de si mesmos.

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