Conecte-se conosco

Agronegócio

Palmito amargo: saiba como cultivar gueroba em casa

Saiba quais as principais dicas para o cultivo da palmeira, muito utilizada na culinária para a fabricação de conservas e outros pratos.

Publicado

em

A gueroba, também conhecida como guariroba, gueiroba ou palmito amargo, é uma planta nativa do Brasil, ocorrendo desde o Nordeste e Centro-oeste até o Sudeste do país, sendo muito apreciado, principalmente, nos Estados de Goiás e Minas Gerais. A planta é uma palmeira perene, de estipe único, e pode se desenvolver atingindo grandes alturas. O palmito dessa espécie, de sabor amargo, é utilizado na culinária para a fabricação de conservas, podendo ser consumido também, cozido, refogado, em saladas, molhos, juntamente com carnes, arroz, pequi entre outros.

O plantio da gueroba pode ser feito de forma simples e, em geral, a planta brota com facilidade, bastando, para isso, apenas empregar as condições corretas de cultivo. Desse modo, separamos algumas dicas para você que tem interesse em cultivar a gueroba sem maiores dificuldades. Acompanhe!

Propagação e semeadura

A propagação da gueroba é realizada através de sementes, colhidas de frutos maduros.  Elas também podem ser adquiridas em lojas especializadas de plantio. Procure sempre as de melhor qualidade. Faça a retirada de qualquer resquício de polpa das sementes antes de realizar o plantio, já que, a geminação pode ser prejudicada pela ação de fungos e bactérias caso a polpa não seja devidamente retirada.

Feito isso, plante as sementes inicialmente em balainhos com substrato rico em matéria orgânica e espere até que germinem, o que pode durar até 3 meses. É importante que nessa etapa as regas sejam constantes e que as mudas fiquem em local com boas condições de luminosidade.

Transplantação

Depois que as mudas já estiverem bem desenvolvidas, e as raízes começarem a sair dos balainhos, é hora de fazer a transplantação para o local definitivo. A gueroba, para o seu bom desenvolvimento, necessita de solos bem-drenados, não-compactados e de textura média. Sendo assim, faça a adubação e afofe bem a terra. Depois, cave uma cova e insira as mudas com muito cuidado para não danificar as raízes. Não se esqueça que a planta deve ficar em local com incidência de luz direta.

A irrigação também é uma prática imprescindível para a cultura, visto que estimula o desenvolvimento da planta e leva a um aumento do peso do palmito, sendo mais importante nos períodos de déficit hídrico. Além disso, é importante fazer o controle das plantas daninhas, para evitar a competição por nutrientes.

A colheita da gariroba é seletiva e pode ser realizada durante o ano todo, a partir de um ano e meio do plantio, cortando-se toda a planta desde a sua base.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS