Economia
Saiba quem possui direito e como fazer a solicitação do Auxílio-Doença!
O Auxílio-doença é um benefício dado aos trabalhadores segurados do INSS quando são acometidos de alguma doença ou acidente.
O Instituto Nacional do Seguro Social oferta aos trabalhadores que atuam em regime CLT ou fazem contribuição individual uma série de benefícios. Cada um depende da situação a qual o trabalhador está situado.
Para aquelas pessoas que estão incapacitadas de realizar suas atividades laborais temporariamente devido a alguma enfermidade ou acidente é oferecido o Auxílio-Doença. Quer entender mais sobre os requisitos para solicitar esse auxílio, prossiga a leitura.
Mesmo que seja um direito dos trabalhadores, facilmente esse direito passa despercebido por muitos e é importante compreendê-lo para solicitá-lo quando necessário.
Nesse sentido, primeiramente, é importante salientar que o auxílio-doença é um benefício oferecido aos trabalhadores que comprove através de perícia que estão incapacitados de maneira temporária de trabalhar por conta de doença ou acidente.
Frente a isso, o trabalhador será afastado das suas atividades do trabalho por 15 dias direto ou 60 dias intercalados devido uma mesma doença. De acordo com as normas, a responsabilidade de pagamento dos 15 primeiros dias é da empresa empregadora e após 15º de afastamento o INSS inicia o pagamento do auxílio-doença.
Nesse sentido, para obter o direito de receber esse benefício, além de comprovar incapacidade na perícia, é necessário que o trabalhador seja segurado do INSS e tenha contribuído por, pelo menos, 12 meses. ]
No entanto, existe uma lista de doenças graves, profissionais onde não é necessário possuir nenhuma carência. Além disso, se a pessoa se acidentar no ambiente de trabalho ou no movimento pendular de casa para o trabalho, do trabalha para a casa, também não são necessários os 12 meses de contribuição.
|No que se refere a remuneração, é sabido que o INSS realiza um cálculo com base no salário do benefício e os salários que o sujeito já tenha recebido ao longo dos anos de contribuição. No entanto, o auxílio é sempre igual ou superior a 1 salário-mínimo.
Caso tenha interesse em solicitar esse benefício, é importante dizer que existem duas maneiras. Para aquelas pessoas que preferem fazer as coisas do jeito antigo ou até mesmo não possuem acesso à internet, é possível agendar a perícia através da central de atendimento do INSS pelo número 135. Caso prefira realizar pela internet, é possível fazer através do aplicativo ou site Meu INSS, disponível para Android e iOS.
Por fim, confira abaixo o passo a passo de como solicitar o Auxílio-doença:
- Acesse o site Meu INSS ou baixe o aplicativo (Android ou iOS);
- Faça login e escolha a opção “Agende sua Perícia” (menu lateral esquerdo);
- Clique em “Agendar Novo” – em caso de 1º pedido ou em “Agendar Prorrogação” para solicitar que o benefício seja prorrogado;
- Acompanhe o andamento da sua solicitação pelo site ou aplicativo Meu INSS – opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”;
- Compareça à unidade do INSS escolhida para fazer perícia médica;
- Acompanhe o andamento da solicitação e o resultado da perícia pelo site ou aplicativo Meu INSS na opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.

-
Empresas2 dias atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Finanças22 horas atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Mundo2 dias atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Saúde2 dias atrás
Nova resolução da ANS muda regras para cancelamento de planos de saúde
-
Automobilística2 dias atrás
Como saber se um pneu é bom ou ruim, mesmo em compras online?
-
Agronegócio2 dias atrás
5 plantas trepadeiras que crescem rápido e são ideais para muros
-
Moedas2 dias atrás
Moedas de 1 real do centenário de JK são um tesouro para colecionadores
-
Finanças2 dias atrás
Melhores cartões para negativados: veja opções e dicas para sair da inadimplência