Curiosidades
Saiba por que os celulares precisam estar em modo avião quando viajamos
Para os passageiros de viagens aéreas, aquela clássica mensagem antes da decolagem já é muito familiar: poltronas na vertical, mesas fechadas e travadas, persianas levantadas e aparelhos eletrônicos em modo avião.
Em algum momento você já deve ter se perguntando o porquê de colocar o celular em modo avião ao embarcar em um voo, correto?
A grande verdade por trás dessa orientação é que ela faz parte de um conjunto de normas de segurança, por causa das frequências de sinais utilizadas pelas aeronaves. Por conta das navegações aéreas, o serviço utilizado para comunicação é a frequência de rádio, para minimizar as interferências de sinais, método utilizado desde os anos 1920.
Desde aquela época, muita coisa progrediu em tecnologia, o que se encaixa diretamente no modo como nossos aparelhos celulares funcionam atualmente. Contudo, de acordo com algumas pesquisas, aparelhos eletrônicos pessoais podem acabar provocando alguma interferência no sinal dos sistemas de navegação e comunicação, ocasionando algo conhecido como interferência eletromagnética.
Vale ressaltar, no entanto, que diversas pesquisas em relação às interferências eletromagnéticas foram feitas por órgãos diferentes, e os resultados revelam que não há problemas no funcionamento das aeronaves com o uso dos aparelhos pessoais durantes as fases críticas do voo.
São chamadas de fase críticas a decolagem e o pouso, afinal, dependem de um esforço maior de toda a máquina, como também é preciso que os pilotos recebam constantemente algumas coordenadas, pois qualquer erro pode ser fatal.
Ainda assim, fica a questão do por que os aparelhos seguem sendo proibidos durante as viagens, e o motivo para isso é a quantidade de celulares e a interferência com a terra.
As redes sem fios são conectadas através de uma série de torres, logo, se os passageiros que voam sobre essas redes terrestres estiverem usando seus telefones, as redes podem ficar sobrecarregadas.
Considerando as novas tecnologias de comunicação, como o 5G, a média de 2,5 bilhões de celulares depende de conexão pelo ar, o que daí certamente representa um perigo para todo o sistema de operação da aeronave.
É por isso que, por segurança, os aparelhos devem ser mantidos desligados ou em modo avião, visto que o uso demasiado de frequências eletromagnéticas de sinais pode acabar afetando a frequência utilizada pelos aviões, e algum incidente inesperado pode acontecer.

-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Bancos13 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Imposto de Renda - IRPF10 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos22 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?