Conecte-se conosco

Empresas

Acidente da TAM completa 15 anos

A maior tragédia da história da aviação brasileira completou 15 anos no último domingo (17). Relembre o caso!

Publicado

em

Com destino a São Paulo, após sair de Porto Alegre, o avião ao chegar no Aeroporto de Congonhas, zona sul paulista, saiu da pista durante o pouso, explodindo após colidir com um prédio. A maior tragédia da história da aviação brasileira completou 15 anos no último domingo (17), no acidente 199 pessoas perderam suas vidas.

Leia mais: Atingidos de Mariana: Justiça determina volta da integralidade de auxílio para às vítimas da tragédia

O avião modelo Airbus A320 encontrou dificuldades para pousar ao chegar no aeroporto, um arquivo de áudio revelou 19 segundos de uma conversa entre os pilotos que se preparavam para pousar na pista em condições de chuva e escorregadia.

Ao tentar fazer o pouso, os controles da aeronave não apresentavam o funcionamento devido, gerando o impacto no prédio da TAM, que ficava ao lado do aeroporto. Entre as vítimas do incidente, 187 pessoas eram passageiros com destino a São Paulo e 12 estavam no prédio da empresa.

O acidente foi investigado pela Polícia Federal, que após dois anos de investigação e análises o inquérito policial concluiu que o uso incorreto dos manetes foi o fator crucial para a tragédia, atribuindo aos pilotos a responsabilidade dos fatos.

Três pessoas foram denunciadas, sendo dois diretores da TAM e uma diretora da Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC). O caso foi levado ao Ministério Público Federal (MPF-SP) com a principal tese sendo negligência.

Infelizmente, este foi o segundo acidente de grandes proporções da companhia aérea em área urbana. Anteriormente, ao final de outubro de 1996, um Fokker 100 da empresa caiu após 25 segundos de decolagem do Aeroporto de Congonhas, naquela fatídica ocasião, 99 vidas foram perdidas.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS