Conecte-se conosco

Agronegócio

Por que o cacto-estrela atrai as moscas? Saiba como resolver esse problema

De fácil cultivo, a espécie possui flores com odor nada agradável, o que pode atrair a atenção dos insetos.

Publicado

em

Os cactos são plantinhas adoráveis, que caíram no gosto popular, devido, principalmente a sua facilidade de cultivo. O cacto-estrela não é diferente! De fácil cultivo e propagação, é pouco exigente com relação a cuidados e se adapta bem a diferentes ambientes. Suas flores, em geral, grandes e avermelhadas, possuem características bastante peculiares: a primeira delas é seu formato semelhante a uma estrela – daí o nome do cacto – e a outra, seu odor nada agradável, que atrai moscas varejeiras. 

Ao se aproximar da fonte do cheiro, as moscas pousam na flor, onde depositam seus ovos, crentes que a prole terá alimento, o que é um verdadeiro engano, já que quando os ovos eclodem, as larvas acabam por morrer. Logo se vê que as varejeiras funcionam apenas como agentes polinizadores, que levarão o pólen de uma flor até o ovário de outra, possibilitando a reprodução da planta. 

Para nossa sorte, o cheiro repugnante da flor não costuma ser um problema para seres humanos se o vaso for mantido em local arejado — portanto, o recomendável é não cultivar a planta dentro de casa.

Cultivo

Apesar do nome cacto-estrela, ele é uma espécie de suculenta, que diferentemente das suculentas convencionais, gosta mais de terra úmida. O solo deve ser preparado com uma parte de areia, uma de terra vegetal e uma de composto orgânico e regado periodicamente, sem encharcar.

As mudas podem ser feitas facilmente a partir da planta adulta. Basta cortar um segmento do caule e deixar a estaca secar por dois dias, para cicatrizar o ferimento. Você também pode colocar um pouco de canela em pó no corte, isso vai dificultar a entrada de fungos e bactérias. 

Feito isso, plante a estaca em substrato adequado. Você pode realizar o cultivo diretamente no chão ou em vasos. Escolha um recipiente que apresente orifícios de drenagem e coloque uma camada de pedriscos ou argila expandida no fundo antes de preencher com substrato.

As condições de luminosidade devem ser boas, com incidência de sol direto sobre a planta. Depois do plantio, em poucos dias surgirão as raízes e logo a muda soltará brotos. Os botões também não demoram a aparecer. Quando surgirem as primeiras flores, aproveite para vê-las de pertinho. Apesar do cheiro, são grandes, exóticas e parecem feitas de tecido!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS