Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça a adorável suculenta Jade e saiba como cultivar a espécie

Uma das principais características desta espécie é a sua capacidade de adaptar-se ao sol direto ou à meia-sombra, além de armazenar água e ser bem resistente.

Publicado

em

As suculentas são plantas que caíram no gosto dos amantes de verdinha! Suas várias formas, cores e espécies, fazem das suculentas plantas adoráveis. O melhor de tudo, elas são, em geral, plantas de fácil cultivo e se adaptam bem a diversos ambientes: dentro e fora de casa, em vasos, canteiros, jardineiras, jardins verticais, enfim, em qualquer cantinho!

Mesmo sendo pouco exigentes, contudo, necessitam dos cuidados básicos empregues no cultivo de qualquer outra planta, como boas condições de luminosidade, substrato apropriado, regas e adubação. Em meio a tantas variedades de suculentas, nós separamos para você hoje, algumas dicas para o plantio da suculenta-jade.

A suculenta-jade, nome científico Crassula Ovata, é uma conhecida pelos supersticiosos por atrair amizades. Uma das principais características desta espécie é a sua capacidade de adaptar-se ao sol direto ou à meia-sombra, além de armazenar água e ser bem resistente. Por isso, é uma ótima opção para os jardineiros de primeira viagem. Acompanhe alguns cuidados necessários para o cultivo da planta.

Mudas

As mudas da suculenta-jade podem ser adquiridas em viveiros, floriculturas e até mesmo em alguns supermercados a preços muito acessíveis. Caso tenha acesso a uma planta adulta, você também pode fazer a propagação cortando uma estaca. Aí é só colocar um pouco de enraizador na base e plantar na terra. Em poucos dias, as raízes começam a aparecer.

Solo

O ideal para o substrato é uma parte de terra e uma parte de areia em proporções iguais. Misture bem e, se necessário, coloque um pouco de adubo orgânico ou um fertilizante próprio para suculentas.

Vasos

Para o plantio em vasos, certifique-se que o recipiente apresenta furos de drenagem. Coloque uma camada de pedriscos ou argila expandida no fundo, uma de mante de bidim e só depois preencha com o substrato. Isso vai contribuir para que a água não fique empossada no fundo do recipiente, apodrecendo as raízes e prejudicando o bom desenvolvimento da planta.

Iluminação

As condições de luminosidade devem ser sempre boas, para evitar estiolamentos. A suculenta-jade se adapta bem à meia sombra ou ao sol pleno.

Regas

As regas devem ser moderadas, mas, atenção! Não deixe que sua plantinha fique sem água por longos dias. Verifique sempre o solo e veja se não está seco demais. O recomendável é molhar pelo menos uma vez na semana. 

Adubação

Apesar da suculenta ser pouco exigente, faça adubações periódicas, principalmente se sua plantinha for cultivada em vaso. Desse modo, ela terá mais nutrientes à disposição ficando menos suscetível a doenças e pragas. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS