Conecte-se conosco

Agronegócio

Para os amantes de plantas: aprenda a cultivar o cacto ouriço!

Separamos as principais dicas para cultivo dessa espécie encantadora e que pode deixar qualquer ambiente mais charmoso.

Publicado

em

Os cactos são plantas adoráveis, com características tão rusticas que as vezes é difícil imaginar como um vegetal assim tão cheio de espinhos, pode ter florações tão surpreendentes! O cacto-ouriço não é diferente! Seus rebentos esféricos, cinza-esverdeados geram longas flores tubulares em forma de funil de cor rosa claro. E como são belas! 

Apesar de pouco exigente com relação a cuidados, o cacto-ouriço necessita de elementos vitais para prosperar, como água, solo, nutrição, ar e luz. Por isso, acompanhe algumas dicas indispensáveis para o cultivo dessa espécie em casa. 

Mudas

As mudas podem ser adquiridas em viveiros ou floriculturas. Escolha as mais saudáveis e desenvolvidas.

Solo

O solo ideal tem que ser rico em minerais, por isso, faça uma mistura de terra, areia e adubo próprio para cactos e suculentas. Caso opte por plantar o cacto diretamente no chão, prepare a terra antes. Se o intuito, contudo, é realizar o cultivo em vasos, certifique-se que os recipientes apresentam orifícios de drenagem e coloque pedriscos e argila expandida no fundo, antes de preencher o vaso com substrato.

Luminosidade

As condições de luminosidade devem ser boas, com incidência de sol direto sob a planta, para que ela cresça e se desenvolva bem.

Regas

Muitas das características dos cactos e suculentas são adaptações para absorver e armazenar a água, permitindo que as plantas sobrevivam em condições extremas. Contudo, não é porque seu cacto aprendeu a se adaptar a meios extremados, que você tem que exigir o máximo dele, não é mesmo? Por isso, faça a rega pelo menos uma vez por semana. Nada impede que você regue mais vezes caso veja que o solo está seco demais. 

Adubação

Periodicamente, realize a adubação do solo. Isso vai favorecer a floração, além de manter a planta bem nutrida, mais forte e menos suscetível a pragas a doenças.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS