Economia
Prisma Fiscal aumenta projeção de déficit primário para 2020 e 2021
Economistas agora esperam um rombo primário de 855,318 bilhões de reais para o governo central.
De acordo com o Prisma Fiscal divulgado nesta quinta-feira, economistas consultados pelo Ministério da Economia esperam um rombo primário ainda maior para este ano e para o próximo mas, ainda assim, os níveis são um pouco melhores que do governo.
Em 2020, os economistas estimam que o rombo primário seja de 855,318 bilhões de reais, conforme mediana das estimativas, para o governo central (composto por Tesouro, Banco Central e Previdência Social). No relatório anterior feito no mês passado, a projeção era de 822,608 bilhões de reais.
Mesmo com a pior, os números estão melhores do que os do Ministério da Economia, que prevê déficit primário de 866,4 bilhões de reais em 2020, já levando em conta a extensão do auxílio emergencial até o fim do ano.
Para 2021, eles prevêem rombo de 226,000 bilhões de reais para o governo central, mais do que o anteior, que era de 213,882 bilhões de reais.
Já o projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do próximo ano mostra que o governo espera déficit primário de 233,6 bilhões de reais para o governo central em 2021.
Em razão do do estado de calamidade pública causado pelo surto de coronavírus, o governo não precisará cumprir a meta de um déficit de 124,1 bilhões de reais estipulada para este ano.
Mesmo tendo definido um valor no PLOA para o rombo do próximo ano, o governo pediu flexibilidade no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para que a meta seja mudada sempre que as receitas para o próximo ano forem recalculadas, modelo que precisa ser aprovado pelo Congresso.
Ainda segundo o novo Prisma, a expectativa para a dívida bruta sobre o Produto Interno Bruto (PIB) é de crescimento de a 94,55% do PIB em 2020, mais do que os 94,30% vistos antes. Por fim, para 2021, a projeção piorou a 95,60% do PIB, ante 95,00% do PIB no relatório anterior.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Finanças12 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
MEI23 horas atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer