Economia
Prisma Fiscal aumenta projeção de déficit primário para 2020 e 2021
Economistas agora esperam um rombo primário de 855,318 bilhões de reais para o governo central.
De acordo com o Prisma Fiscal divulgado nesta quinta-feira, economistas consultados pelo Ministério da Economia esperam um rombo primário ainda maior para este ano e para o próximo mas, ainda assim, os níveis são um pouco melhores que do governo.
Em 2020, os economistas estimam que o rombo primário seja de 855,318 bilhões de reais, conforme mediana das estimativas, para o governo central (composto por Tesouro, Banco Central e Previdência Social). No relatório anterior feito no mês passado, a projeção era de 822,608 bilhões de reais.
Mesmo com a pior, os números estão melhores do que os do Ministério da Economia, que prevê déficit primário de 866,4 bilhões de reais em 2020, já levando em conta a extensão do auxílio emergencial até o fim do ano.
Para 2021, eles prevêem rombo de 226,000 bilhões de reais para o governo central, mais do que o anteior, que era de 213,882 bilhões de reais.
Já o projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do próximo ano mostra que o governo espera déficit primário de 233,6 bilhões de reais para o governo central em 2021.
Em razão do do estado de calamidade pública causado pelo surto de coronavírus, o governo não precisará cumprir a meta de um déficit de 124,1 bilhões de reais estipulada para este ano.
Mesmo tendo definido um valor no PLOA para o rombo do próximo ano, o governo pediu flexibilidade no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para que a meta seja mudada sempre que as receitas para o próximo ano forem recalculadas, modelo que precisa ser aprovado pelo Congresso.
Ainda segundo o novo Prisma, a expectativa para a dívida bruta sobre o Produto Interno Bruto (PIB) é de crescimento de a 94,55% do PIB em 2020, mais do que os 94,30% vistos antes. Por fim, para 2021, a projeção piorou a 95,60% do PIB, ante 95,00% do PIB no relatório anterior.

-
Finanças14 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Mundo6 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças2 dias atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Agronegócio18 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Automobilística2 dias atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Investimentos2 dias atrás
Antes de comprar uma casa, veja 6 aspectos essenciais que você deve avaliar
-
Empresas2 dias atrás
Banco BS2 compra participação na fintech mineira Paag
-
Finanças2 dias atrás
É isto o que vendedores de carros não te contam sobre financiamento