Conecte-se conosco

Agronegócio

Sabia que o dente-de-leão é comestível e traz benefícios para a saúde? Confira mais detalhes!

Aprenda como utilizá-lo e confira mais detalhes sobre seus benefícios e principais efeitos colaterais.

Publicado

em

De nome científico Taraxacum officinale, o dente-de-leão também é conhecido por coroa-de-monge, quartilho e taráxaco. Devido às suas propriedades, essa planta é muito utilizada para auxiliar no tratamento de transtornos digestivos, problemas no fígado e pâncreas, além de alterações na pele, por ser rica em vitaminas, inulina, fitoesterois, aminoácidos e minerais, principalmente potássio.

O dente-de-leão ainda contém substâncias naturais que garantem benefícios para a saúde, como compostos fenólicos, flavonoides, carotenoides e oligofrutanos. A planta ainda possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e hepatoprotetora, sendo, portanto, útil para auxiliar no tratamento de diferentes doenças.

Além disso, o chá do dente-de-leão parece ser capaz de eliminar mais rapidamente a infecção pelo vírus Influenza, responsável pela gripe comum.

Por isso, hoje vamos mostrar como o dente-de-leão pode ser benéfico para a saúde, além de como usá-lo e seus possíveis efeitos colaterais. Confira!

Benefícios do dente-de-leão para a saúde

O consumo do dente-de-leão pode auxiliar na:

  • Prevenção de doenças do coração
  • Auxiliar no controle da diabetes
  • Ajudar na prevenção do câncer
  • Auxiliar no emagrecimento
  • Favorecer a saúde gastrointestinal
  • Proteger o fígado
  • Ajudar no tratamento da gripe

Como utilizar o dente-de-leão

O dente-de-leão pode ser utilizado através de chás, tinturas e sucos, feito através de sua raiz e folhas. Além disso, você também pode adquirir em forma de cápsulas ou comprimidos, em lojas de produtos naturais ou em farmácias.

Efeitos colaterais

O dente-de-leão possui baixo nível de toxidade, entretanto, em alguns casos pode provocar transtornos gastrointestinais ou reações alérgicas, principalmente em pessoas sensíveis a componentes como ácido taraxínico e lactona sesquiterpênica.

Agora que você conhece os principais benefícios do dente-de-leão, que tal inserir essa plantinha na sua rotina?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS