Conecte-se conosco

Economia

Ibovespa acompanha mau humor externo e cai

Dow Jones recua 0,88%, aos 27.784 pontos e o Nasdaq perde 2,06%, aos 10.824 pontos, também refletindo a queda das ações das empresas de tecnologia.

Publicado

em

A falta de sinais claros do Federal Reserve (Fed, BC dos EUA) sobre estímulos para a retomada da economia do país norte-americano e a sinalização do Comitê de Política Monetária (Copom) de que, dependendo do comportamento da inflação, pode haver novo corte da taxa Selic, deixaram os investidores preocupados e o resultado, é a queda dos mercados acionários aqui e lá fora. Às 13h40, o Ibovespa perdia 0,48%, aos 99.192 pontos.

Na véspera, o presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que ainda existem dúvidas sobre o ritmo de recuperação da economia do país em meio aos desafios do coronavírus.

Os bancos centrais ao redor do mundo injetaram muita liquidez nos mercados financeiros nos últimos meses, mas, o temor é que ainda não seja suficiente para que economia global retorne aos níveis pré-pandemia

Para corroborar, hoje a economista-chefe do Banco Mundial, Carmen Reinhart, afirmou que a recuperação econômica global pode demorar até cinco anos. “Provavelmente haverá uma recuperação rápida quando todas as medidas de restrição relacionadas aos bloqueios forem suspensas, mas uma recuperação completa levará até cinco anos”, disse Reinhart durante participação em conferência realizada em Madri.

Por aqui, a cena política continua agitada. Depois de afirmar que não haveria mais Renda Brasil, o presidente Jair Bolsonaro voltou atrás e autorizou o senador Marcio Bittar a criar um novo programa social. O mercado segue querendo saber de onde virão os recursos para esse programa.

Nos EUA, os pedidos de seguro-desemprego apresentaram queda em relação à semana passada. Segundo o Departamento de Trabalho norte-americano foram feitos 860 mil pedidos de seguro-desemprego em uma semana, acima do esperado pelo mercado.

Em Nova York, o índice Dow Jones recuava 0,88%, aos 27.784 pontos e o Nasdaq caia 2,06%, aos 10.824 pontos, também refletindo o recuo das ações das empresas de tecnologia.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS