Conecte-se conosco

Agronegócio

Saiba como plantar grama amendoim e quais os cuidados necessários com a espécie

Amplamente utilizada na forração, a espécie tem a capacidade de deixa o seu jardim com um aspecto lindíssimo. Confira!

Publicado

em

A grama amendoim, cientificamente conhecida como Arachis Repens, é uma espécie da família Fabaceae, nativa do Brasil. Também conhecida como amendoim-rasteiro, amendoim-forrageiro ou amendonzinho, é amplamente utilizada na forração. 

Existem várias vantagens em escolher a grama amendoim: não requer podas regulares, é ótima para combater a erosão, ajuda a manter o solo seguro, especialmente nas encostas e, graças às suas flores amarelas, ajuda a criar um belo jardim. 

Suas raízes são capazes de fixar nitrogênio do solo, mesmo em solos pobres e de poucos nutrientes. Por isso, é muito utilizada na adubação verde, uma técnica de cultivo de gramíneas para produzir nitrogênio no solo e beneficiar qualquer tipo de produção, seja na fazenda ou no quintal. 

Por isso, hoje vamos ensinar o porquê e como cultivar a grama amendoim da maneira correta. Confira! 

Por que cultivar grama amendoim?

Mais do que enfeitar seu jardim com pequenas flores amarelas, a grama-amendoim é uma forragem muito procurada. Isso, porque essa forragem possui diversas vantagens. Além de economizar tempo, já que não necessita de podas periódicas como os outros tipos de grama, é excelente para combater a erosão e “segurar” o solo, especialmente em terrenos com muitas ladeiras. 

Além disso, essa espécie possui um crescimento muito rápido. Em cerca de três meses você já terá o seu jardim belíssimo e forrado.

Cuidados necessários para um bom plantio

Primeiro, você precisa escolher um local de plantio adequado, pois a grama amendoim é muito sensível e não tolera geadas e pisoteio.

Solo

Precisa ser rico em matéria orgânica e enriquecido antes do plantio. Não se esqueça da drenagem do solo, é importante que não retenha água.

Plantio por semente

O segredo é fazer com que as sementes germinem. Para isso, faça furos espaçados (cerca de 10 cm entre cada furo) e coloque três sementes em cada espaço. Além disso, regue com frequência.

Plantio por mudas

Este método de plantio é fácil de plantar e se espalha mais rápido. Cave buracos com 10 cm de distância e coloque uma muda em cada espaço. Regue regularmente.

Dicas de plantio 

Esta espécie prefere sol pleno, mas tolera sombra parcial. Por ser muito delicada, é importante ter cuidado ao pisoteá-la. Além disso, para melhorar a aparência da grama, é recomendado fazer podas regulares, aparando as bordas do canteiro.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS