Tecnologia
Conheça o Confi: o aplicativo que identifica compras realizadas com seu CPF!
Mais de 300 lojas estão cadastradas nesse aplicativo que notifica quando seu CPF foi utilizado em alguma transação.
Os golpistas estão sempre de olho em uma oportunidade para se beneficiar. Diante disso, nos deparamos com fraudes relacionadas à utilização do CPF para adquirir produtos ou até mesmo serviço através da internet. Por isso, é muito importante se atentar a quem você dá o seu CPF ou outros dados pessoais.
Além disso, existe também o histórico de vazamento de dados de órgãos públicos e empresas privadas no país, que também pode ser utilizado para esse mesmo fim.
Levando esse contexto em consideração, foi desenvolvido um aplicativo que consegue identificar quando seu CPF foi utilizado em alguma transação. Até o momento, mais de 300 lojas já estão cadastradas nesse aplicativo, que envia notificações em caso de compras no seu CPF. O aplicativo está disponível para Android e iOS e chama-se Confi.
Para habilitar essa funcionalidade no Confi é necessário, primeiramente, baixar o aplicativo em seu telefone e seguir os seguintes passos:
- Na tela inicial, na parte superior, vá em “Entre agora”
- Faça o seu cadastro em “Criar conta” e informe os dados solicitados
- Toque em “Verificação de identidade” e continue em “Vamos começar”
- Você receberá um código de 5 dígitos enviado para o seu e-mail, informe-o no app
- Prossiga com as informações solicitadas e aguarde a confirmação
Agora em diante, você irá receber notificação quando uma compra for realizada. Caso você tenha interesse em checar por conta própria, saiba que no aplicativo possui uma opção para isso, basta você tocar no ícone “Compras”, na parte inferior da tela “Vazamento de dados”.
O especialista em cibersegurança do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Marcos Antonio Simplicio Jr., esclarece que os vazamentos de dados podem dar acesso a diversos documentos na internet que contêm informações, somente pela busca com o CPF da pessoa, por isso, é importante que você utilize o seu e-mail ou uma chave aleatória como número do PIX.
“Não é difícil levantar vários dados sobre um alvo, em especial se for uma pessoa qualquer com dados completos encontrados na internet apenas para validação da compra. Documentos antigos do governo comumente dão fichas completas”, explica o especialista.
Sendo assim, Simplicio Jr. recomenda que, para a proteção dos seus dados, é necessário que você tenha muito cuidado com links de pessoas desconhecidas. Também é válido atualizar as suas senhas com frequência. Outra dica relacionada a segurança é manter a atualização do seu antivírus em dia e acionar a LGPD para remover dados em empresas das quais você não vê mais utilidade.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas21 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Tecnologia5 horas atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate