Finanças
Caixa Tem: confira erros que podem bloquear o seu acesso à conta digital
É importante ficar atento para evitar a perda do acesso e saber resolver esse tipo de problema, caso ele venha a acontecer.
Um dos aplicativos mais importantes para as pessoas que recebem benefícios assistenciais é o Caixa Tem. Disponível para Android e iOS, foi pensado inicialmente para disponibilizar o pagamento do Auxílio Emergencial pela Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020, do Governo Jair Bolsonaro, além do Saque Emergencial do FGTS autorizado pela Medida Provisória nº 946, de 7 de abril de 2020.
Agora o Caixa Tem possui diversas funcionalidades e serviços e é por onde são pagos os benefícios do Governo Federal, como o Auxílio Brasil. Portanto, trata-se de uma conta digital, onde é possível receber e mandar dinheiro via PIX ou transferências, pagar contas e fazer recarga e empréstimos. Sendo assim, o Caixa Tem funciona como uma garantia de serviços financeiros para milhares de brasileiros.
O que pode levar a perda do acesso à Caixa Tem?
Dentre os motivos pelos quais se perde acesso ao aplicativo, é o fato de o usuário possuir alguma irregularidade no que se refere ao cadastro. Informações como idade, renda e endereço errados podem levar à perda do acesso a sua conta digital, pois quando o sistema identifica que existe algum erro em relação às informações no cadastro, ocorre o bloqueio de acesso.
Frente a isso, é muito importante ficar atento e conferir se os dados estão corretos, assim como mantê-los atualizados. Caso isso ocorra, será necessário que você envie todos os documentos pessoais para comprovar sua identidade e, após a averiguação, será possível utilizar novamente ou não a conta digital.
Além disso, outro equívoco que ocorre com frequência é a realização de transação acima do limite mensal. Nessa conta digital, existe um limite diário e mensal de transferências e de valores. Durante o mês só podem ser movimentados até R$ 5 mil, e por dia só é permitido fazer duas transferências de até R$ 600.
O que também pode bloquear o seu acesso ao aplicativo é fazer diversas consultas em um mesmo dispositivo. Isso pode acender o alerta sobre os riscos de fraudes, e é possível que seu uso seja interrompido para manter a segurança da sua conta.
Nesse sentido, é muito importante que, diante de qualquer sinal de bloqueio você deve se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal com seus documentos pessoais para solicitar que o CPF seja removido do aparelho.
Além disso, também é possível realizar o desbloqueio do Caixa Tem através do WhatsApp. No app do Caixa Tem, faça o seu login e toque na opção “Liberar Acesso”. Em seguida, na próxima página, toque no ícone do mensageiro para iniciar uma conversa. Por fim, serão dadas instruções para o envio dos documentos essenciais. Após a avaliação do caso, a liberação deve ocorrer em até 48 horas.

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